A importância dos cuidados com a saúde auditiva e vocal
Conheça alguns dos exames do Grupo Fleury que visam cuidar da saúde da audição e da fonação de seus pacientes.
O médico otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo trabalham em conjunto tratar problemas relacionados à audição e a voz, além das funções responsáveis pela deglutição, mastigação e respiração. O Grupo Fleury reforça a importância da procura por um médico assim que anormalidades são notadas tanto na audição, quanto na voz.
A seguir, conheça alguns cuidados que todo indivíduo deve ter para garantir a saúde da audição e da fonação. Confira também alguns exames oferecidos pelo Fleury para tratamentos de afecções relacionadas às regiões da voz e da audição:
Os problemas de audição
A perda da audição pode ser discreta, muitas vezes percebida como dificuldade para ouvir ou entender o que é falado, principalmente em ambientes ruidosos. Mas mesmo aquelas pessoas que possuem audição perfeita, podem não compreendem de forma clara a mensagem que lhes está sendo dita. O uso frequente de fones de ouvido com o volume alto, a exposição a ambientes de trabalho ruidoso, certos medicamentos e principalmente o envelhecimento podem causar perda da audição. Em casos de problemas assim, o paciente deve sempre passar por avaliação médica para avaliar se há bloqueio da audição por acúmulo de cerúmen ou por infecção. Este então determinará qual o exame subsidiário mais adequado avaliar a audição.
Existem vários exames que avaliam a audição e o equilíbrio, ambas funções da orelha interna.
Conheça os exames do Grupo Fleury
Audiometria Tonal e Vocal: realizado em cabine acústica (silenciosa) com fones de ouvido, avalia a capacidade de cada ouvido isoladamente ouvir sons de frequências diferentes e também de discriminar palavras.
Impedanciometria: avalia se há inflamação atrás do tímpano.
Processamento Auditivo Central (FAC): Trata-se de um exame que avalia através de tarefas de escuta e leitura, como o cérebro interpreta os sons enviados pelos ouvidos, sendo indicado para pessoas com déficit ou atraso da linguagem escrita e/ou falada, mau rendimento escolar, déficit de compreensão, transtorno de atenção e hiperatividade, principalmente pacientes idosos e crianças.
Audiometria de Tronco Cerebral: exame que avalia como o som caminha desde o nervo auditivo até o sistema nervoso central (as vias auditivas). Indicado para a avaliação da audição em bebês e crianças pequenas, bem como adultos com suspeita de perda auditiva de origem central.
Cuidados com a voz
Estima-se que 40% da população economicamente ativa usa a voz como instrumento de trabalho. O Brasil é o segundo país no ranking mundial com a maior incidência de câncer de laringe no mundo. Hábitos como beber, fumar e alimentar-se mal contribuem para o surgimento da doença. A voz é um reflexo do estado geral da saúde de cada pessoa. Ela pode ser o indício de aparecimento de doenças mais sérias na região.
Há dois tipos de agressões contra a voz: as externas e as internas. O primeiro tipo de agressão engloba o cigarro e a bebida alcoólica, além de outras drogas inalatórias. Já o segundo tipo diz respeito principalmente ao abuso/mau uso vocal, sendo também frequente a interferência causada pelas alergias respiratórias e o refluxo gastroesofágico.
A melhor forma de prevenir problemas na voz é evitar gritar, falar alto, além de ficar em ambientes com ar condicionado, ar seco ou frio. Alimentar-se de forma regrada e evitar abuso de café, álcool e alimentos gordurosos/apimentados, principalmente à noite, também previnem o refluxo gastroesofágico.
Caso um indivíduo note problemas como dor, rouquidão, pigarro, alteração na voz, engasgos frequentes e dificuldade para engolir, o ideal é procurar um médico otorrinolaringologista. Este especialista é capaz de identificar e realizar o diagnóstico da afecção. O tratamento pode variar. Caso benignos podem exigir apenas a reeducação da voz com o auxílio de um profissional de fonoaudiologia. Já os casos mais agressivos podem demandar tratamento medicamentoso ou até mesmo cirurgia.
Conheça os exames do Grupo Fleury
Videolaringoscopia rígida: exame indicado para a visualização da garganta e das pregas vocais com o paciente acordado, durante a respiração e durante a emissão de sons (fonação). É capaz de avaliar a anatomia e a função das estruturas da faringe e da laringe, podendo identificar possíveis lesões ou mesmo mau uso.
Videolaringoestroboscopia: procedimento realizado com o mesmo aparelho e técnica da videolaringoscopia, porém utilizando uma luz estroboscópica que permite avaliar a vibração das pregas vocais, diferenciando entre lesões superficiais, lesões inflamatórias/traumáticas e lesões infiltrativas ou tumorais.
Videonasofibrolaringoscopia: também realizado com o paciente acordado, avalia as estruturas do nariz e da garganta podendo identificar processos inflamatórios ou infecciosos do nariz ou das cavidades paranasais que podem interferir indiretamente na laringe. Permite avaliar também a voz cantada e cênica, com seus devidos ajustes funcionais na faringe e na laringe.
Videoendoscopia da deglutição: esse exame é feito com a mesma fibra óptica flexível do exame acima, porém tem como principal objetivo a avaliação de pacientes com qualquer grau de dificuldade de engolir, engasgos e tosse ao comer, sugestivos de aspiração de alimentos ou saliva. Durante o exame o médico observa as estruturas da faringe e laringe enquanto o paciente ingere alimentos de consistências variadas (líquidos, pastosos e sólidos). O objetivo do exame, além de diagnosticar se há risco de aspiração de alimentos ou saliva para os pulmões, é também avaliar manobras terapêuticas para programação de reabilitação fonoaudiológica e a dieta mais adequada.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...