Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo busca vacinar ao menos 3 milhões de crianças
O ministério da saúde iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo de 2020 com o objetivo de vacinar mais de 3 milhões de crianças e adolescentes.
No dia 10 de fevereiro, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, lançou a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo que visa vacinar, até o dia 13 de março, mais de 3 milhões de crianças e jovens na faixa etária de 5 a 19 anos. O conceito principal da campanha é “Mais proteção para a sua família” e busca sensibilizar pais e responsáveis sobre o perigo da infecção pelo vírus do sarampo, que pode causar complicações graves e morte.
Em 2019, 9% dos municípios brasileiros registraram 18.203 casos confirmados da doença, com 15 mortes ocorrendo no período. O estado de São Paulo registrou o maior número de casos, 16.090 (88% do total), seguido pelo Paraná, Rio de Janeiro e Pernambuco. No começo de 2020, pelo menos cinco estados já confirmaram casos de sarampo: São Paulo (77 casos), Rio de Janeiro (73), Paraná (27), Santa Catarina (22) e Pernambuco (3).
“É importante que as pessoas entendam as consequências de não se vacinar contra o sarampo, cujo vírus possui alta transmissibilidade e letalidade, principalmente em crianças. Por isso, os responsáveis devem ficar atentos e levar suas crianças para vacinar. Também, nesse momento, os gestores estaduais e municipais de saúde devem unir forças para deixar o Brasil novamente livre da circulação do sarampo” disse o ministro Mandetta.
Já foram encaminhadas cerca de 3,9 milhões de doses da vacina tríplice viral para a realização da campanha de vacinação na rede pública. A quantia é destinada à vacinação de rotina, às ações de interrupção e transmissão de vírus e à dose extra chamada “dose zero” para crianças com idades de 6 a 11 meses e 29 dias .
A atual campanha faz parte do Movimento Vacina Brasil e um de seus objetivos é justamente ampliar a cobertura vacinal em crianças e adolescentes de faixas etárias que ainda não foram convocadas e nem vacinadas, diminuindo os riscos de propagação do sarampo. Propagandas da campanha já estão sendo exibidas na TV (aberta e fechada), rádio, mídia exterior como painéis, internet e redes sociais.
O que é o sarampo
O sarampo é uma doença causada por um vírus da família paramyxorividae cujos sintomas são manchas vermelhas na pele, febre alta, tosse seca, coriza, conjuntivite, mal-estar, perda de apetite e pontos brancos na parte interna da bochecha. Encefalite, otite e pneumonia também podem ocorrer em casos graves da doença.
A transmissão ocorre através das secreções nasofaríngeas que expelimos ao tossir, espirrar ou falar. Além disso, o contágio também ocorre por dispersão de aerossóis com partículas virais. Não existe tratamento específico para a infecção por sarampo, sendo indicado repouso, manter-se hidratado, alimentação leve e cuidados de suporte.
A vacinação é a principal forma de prevenção da doença.
Há 40 anos foram relatados os primeiros casos de aids. Hoje, Dia Mundial da Luta Contra a aids,...
Desenvolvida pela startup israelense AIDOC, fornecedora líder de soluções de inteligência artificial (IA) para imagens médicas, a ferramenta...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...