Central de Ideias do Fleury
Central de Ideias do Grupo Fleury promove maior interação com funcionários.
O Grupo Fleury procura fomentar o desenvolvimento de ideias de inovação incremental junto de seus funcionários e fornecedores. Por isso, desde 2007 o grupo conta com o programa Central de Ideias. Trata-se de um programa que permite que qualquer colaborador sugira e desenvolva, de forma democrática, projetos inovadores. O intuito dessa medida é de buscar soluções que otimizem processos e serviços internos da empresa.
O funcionário que busca enviar suas ideias para o grupo pode acessar o Central de Ideias pela intranet do Fleury ou pela internet. A ideia submetida pode então ser comentada por outros colaboradores que também participam do programa.
“As mais populares e melhor avaliadas podem ser adotadas pela empresa e seus autores podem receber um prêmio” explica Carlos Marinelli, Presidente do Fleury.
Dados de 2011 apontam que cerca de 62% dos colaboradores do Fleury chegaram a enviar ideias para o programa. Desse modo, foi inserido um grande número de sugestões. Da quantia gerada, 13% dos projetos foram aprovados. Por fim, 4% deles foram implantadas nos processos da empresa.
Exemplos de sucesso do Central de Ideias
Os projetos podem se originar e afetar os mais diversos setores. Um exemplo é um projeto de uma funcionária da Sede Técnico-Administrativa. Trata-se do local no qual exames de análises clínicas altamente complexos são processados.
A funcionária sugeriu, através do programa Central de Ideias, a diminuição do tamanho de um tubo de ensaio usado em um dos exames, o que gerou um menor consumo nos gastos com água.
“É uma medida bastante sustentável do ponto de vista ambiental. Também tem impacto econômico positivo, porque reduz o custo do material” explicou Marinelli.
Outro caso de sucesso é uma ideia que surgiu quando um funcionário notou um problema na burocracia dos processos de reembolso do Fleury. No laboratório são utilizados uniformes padrões, mas cada funcionário deve comprar seu próprio calçado para depois solicitar o reembolso do item.
Neste caso, o funcionário apontou a possibilidade de tornar essa compra interna. Desse modo, foi possível negociar melhores preços e também aliviar a demanda da equipe de suprimentos.
Embora não tenha sido uma inovação que tenha mudado paradigmas, a ideia foi essencial para resolver um problema. Da mesma forma, pode otimizar processos e oferecer uma significativa economia para a empresa. Em 2017, foram cerca R$ 3 milhões economizados nas despesas do Grupo.
Desse modo, o programa Central de Ideias tem estreitado a relação do Fleury com seus funcionários. Além disso, possibilita que a empresa e sua equipe cresça com base em ideias que podem ser simples, mas solucionam problemas maiores.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...