Centro Integrado de Alergia e Imunologia
O Fleury possui um Centro Integrado de Alergia e Imunologia (CIAI), dedicado a promover assistência integrada aos seus pacientes.
Com o objetivo de oferecer uma assistência integrada para pacientes com doenças imunológicas, desde alergias a doenças autoimunes e imunodeficiências primárias, o Fleury criou o Centro Integrado de Alergia e Imunologia, cuja logística deve otimizar o agendamento e a realização de exames associados à investigação de doenças imunológicas.
O Centro conta com uma equipe de médicos alergistas, imunologistas e reumatologistas, o que permite uma abordagem completa de todas essas enfermidades. Além disso, sua estrutura permite a integração de uma série de exames, desde análises clínicas até testes de imagem e procedimentos in vivo, estes últimos de importância para o diagnóstico de alergias.
Testes in vivo e sua importância
A atopia, tendência que algumas pessoas apresentam em desenvolver alergias, ocorre em indivíduos cujo organismo está condicionado a desenvolver anticorpos IgE contra substâncias comuns do dia a dia, denominados alérgenos. Os quadros alérgicos podem ir de asma a dermatite atópica, entre outros.
O diagnóstico precoce de alergia é importante para o seu tratamento e para que o indivíduo possa viver normalmente e obtenha uma melhor qualidade de vida. Os testes in vivo (testes cutâneos de puntura e o patch teste) e in vitro (detecção de um anticorpo IgE específico no sangue) podem identificar o(s) agente(s) responsáveis pela atopia em um indivíduo.
O CIAI realiza dois modelos de testes in vivo, o teste cutâneo de puntura (prick teste) e o patch teste, cada um adequado a um tipo de hipersensibilidade alérgica.
O teste cutâneo de puntura ou prick teste é indicado na investigação das doenças IgE-mediadas. Para a sua realização, são aplicadas gotas em locais distintos na pele do antebraço, cada uma contendo um alérgeno diluído diferente (como poeira, ácaros, alimentos, entre outros). E, para cada gota, um puntor diferente insere o alérgeno na epiderme. A leitura é feita por médico especializado 15 a 20 minutos após, cujo resultado positivo se caracteriza por uma pápula de pelo menos 3 mm de diâmetro.
O patch teste (ou teste cutâneo de contato) é de leitura tardia e aplicado na investigação da hipersensibilidade tardia, como a dermatite de contato. São aplicadas substâncias padronizadas no dorso do paciente, realizando-se uma primeira leitura após 48 horas. A segunda leitura ocorre 96 horas após a aplicação e visa comparar os achados com os resultados da primeira.
Em ambos os testes, resultados falsamente positivos ou negativos podem ocorrer, de modo que a interpretação médica é fundamental para o diagnóstico do paciente.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...