CIO do Grupo Fleury participará do IT Forum X
A CIO do Grupo Fleury, Luzia Sarno, é uma das palestrantes do IT Forum X.
A medicina tem evoluído consideravelmente, com novos tratamentos e tecnologias terapêuticas surgindo. Entretanto, o segredo para a longevidade continua sendo a prevenção.
Para discutir o assunto com propriedade, a CIO do Grupo Fleury, Luzia Sarno, será uma das palestrantes do IT Forum X. Trata-se de um encontro que reúne anualmente, executivos, programadores e especialistas que estão liderando o desenvolvimento digital no mundo todo.
Sobre o IT Forum X
Luzia Sarno participará do painel “O que a tecnologia poderá fazer pelas pessoas quando a população tiver 100 anos?”. A apresentação ocorrerá no dia 17 de outubro e explicará como a empresa está investindo em novas tecnologias para proporcionar uma melhor qualidade de vida e tratamentos mais eficientes para seus pacientes.
“Utilizamos inteligência artificial (IA) em várias frentes já há alguns anos, desde lógica fuzzy para automação de laudos, projetos com universidades e startups para soluções de IA envolvendo radiologia, e também com grandes players, como o Watson da IBM, em nossa área de oncologia” explica Sarno.
Segundo ela, cada vez mais novas soluções que auxiliarão o dia a dia dos pacientes irão surgir com o investimento tecnológico. “Já usamos hardware para nos ajudar há tempos: óculos, marca-passo, stents, próteses, isso apenas para enumerar coisas que já são corriqueiras. Com o avanço dos estudos e da tecnologia, essas soluções se tornam cada vez mais acessíveis e tailor-made, como a impressão 3D para próteses. Então nosso hardware (ou seja, o corpo) pode ser melhorado e incrementado, sem sombra de dúvida. Imagino que nada nos impedirá de, no futuro, substituirmos boa parte do nosso corpo que vai se deteriorando”, esclarece.
Novas Tecnologias e o Alzheimer
Sarno ainda explicou como as novas tecnologias estão auxiliando o tratamento de doenças como o Alzheimer: “Estudos e descobertas importantes em todo planeta estão sendo feitos, para exames, métodos para prevenção ou postergação dos efeitos da doença. Vencê-la acredito que seja questão de um pouco mais de tempo, pois há muito dinheiro e foco nesse assunto. Acredito muito no ponto de singularidade previsto por Ray Kurzweil, no qual homem e máquina se tornam um só, criando um humano ‘aumentado’. Existem até mesmo estudos para ‘desligar’ o envelhecimento, como é o caso da própria Google na aquisição da Calico”.
Entretanto, mesmo otimista, a palestrante acredita que o atual mercado econômico não está preparado para o surgimento de pessoas centenárias que vivem muito acima da atual estimativa de vida média da sociedade: “Não estamos preparados, seja nos modelos econômicos, seja como visão de sociedade. Mas sou otimista, e acredito que chegaremos em um momento como era a Grécia antiga, onde nos dedicaremos ao que gostamos, estudaremos coisas que nos atraem, desenvolveremos mais arte, filosofia, ciência e o que mais desejarmos, enquanto o trabalho repetitivo e braçal será feito por robôs.”, esclarece ela.
Para ela, sair da realidade atual para essa utopia passa por uma transformação profunda de como estamos organizados econômica e socialmente. “Talvez, com auxílio de IA possamos transpor essas dificuldades, nem que seja por prever que simplesmente a alternativa é a regressão ao caos, pobreza e anarquia. Desse modo, não será absolutamente sustentável, em todos seus aspectos, mantermos o planeta como estamos conduzindo até agora”, finaliza.
O evento acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Para saber mais, acesse o site do evento: http://itforumexpo.com.br
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...