Como a inteligência artificial tem atuado no Fleury
A Inteligência Artificial tem sido essencial para a promoção da melhora dos processos diagnósticos do Grupo Fleury.
O Grupo Fleury está em uma busca constante por implementar inovações que possam aperfeiçoar procedimentos de diagnóstico e desse modo proporcionar um melhor atendimento aos seus pacientes. Justamente por isso, o grupo investe cada vez mais na aplicação na inteligência artificial (IA) no dia a dia do seus trabalhos clínicos.
Parceria com a Aidoc
Em abril de 2019, o Grupo Fleury firmou uma parceria com a Aidoc. Trata-se de uma startup de saúde, que desenvolveu uma Inteligência Artificial (IA) capaz de realizar a detecção de casos de embolia pulmonar durante exames de tomografia computadorizada (TC) do tórax.
O sistema foi testado em mais de 4 mil estudos efetuados com TC do tórax, tanto para a detecção de casos urgentes, quanto casos incidentais de embolia pulmonar, sendo que os diagnósticos deste último tipo de caso só foram possíveis graças a uma modificação no algoritmo da IA. Os testes foram realizados tanto nos hospitais atendidos pelo Grupo Fleury, quanto em suas unidade ambulatórias. Cada caso identificado alerta uma central composta por um grupo de médicos radiologistas especializados do grupo.
Um exemplo de como o sistema da Aidoc tem auxiliado os profissionais do Fleury é um caso ocorrido logo depois que o sistema foi instalado nas unidades do grupo. A IA identificou um paciente com suspeita de embolia pulmonar em um dos hospitais do Fleury em São Paulo e alertou o centro de radiologistas.
Poucos minutos após o alerta do sistema, que veio a se mostrar positivo, os radiologistas verificaram o caso, fizeram um relatório e o enviaram para o médico responsável que pode notificar o paciente sobre o problema, um processo que geralmente poderia durar mais de uma hora ou mais de um dia no caso de pacientes ambulatoriais.
A relevância da IA para a detecção de casos de embolia pulmonar no Fleury já foi comprovada e a tecnologia tem se colocado como essencial para oferecer um melhor atendimento aos pacientes. O sistema é inovador, promete acelerar ainda mais processos de diagnósticos e assim ajudar a salvar um grande número de pacientes.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...