Conheça o Oncofoco Ampliado
O Oncofoco é um exame que utiliza inteligência artificial para a elaboração de laudos detalhados em torno de amostras tumorais.
Um dos maiores desafios dos médicos atualmente diz respeito às variações que os tumores podem apresentar. Há alguns anos se acreditava que existiam apenas dois ou três tipos de câncer de pulmão. Contudo, atualmente, já se sabe que o número é bem maior.
Cada tumor necessita de um tratamento diferente com base nas informações individuais do paciente. Devido a isso, um diagnóstico preciso é imprescindível para lidar com a doença.
O Grupo Fleury desenvolveu um novo método de análise chamado Oncofoco Ampliado. O intuito do mesmo é de auxiliar os médicos a identificar alterações genômicas e possíveis terapias. Trata-se do primeiro exame da América Latina que utiliza inteligência artificial para a elaboração de laudos detalhados em torno de amostras tumorais.
A parceria com a IBM
O Oncofoco foi elaborado a partir de uma parceria do Fleury com a IBM. Assim, ele conta com a plataforma de bioinformática do Fleury, aliada à tecnologia da inteligência artificial Watson for Genomics.
O processo de análise do Oncofoco se inicia com a retirada da amostra do DNA do paciente. Logo depois, ela passa por um sequenciador de nova geração. Por fim, os dados são obtidos e analisados.
Dessa forma, a plataforma de bioinformática é capaz de averiguar as mutações genéticas que possam ter ligação com o tumor do paciente, gerando uma série de resultados iniciais.
A partir daí, eles são transferidos para o sistema da inteligência artificial Watson for Genomics, que analisa esses dados considerando os possíveis tratamentos.
Desse modo, é possível ter em mãos um relatório sobre medicamentos e terapias já aplicadas para aquele determinado tumor com as suas variantes.
Por fim, os médicos e técnicos do Fleury são capazes de analisar os dados já averiguados. Em seguida, fazem uma curadoria das terapias e tratamentos para obtenção dos resultados finais.
Indicações do Oncofoco
O Oncofoco é indicado para casos de pacientes com tumores raros ou de origem primária desconhecida, doenças refratárias, metástase e tumores sólidos.
Além disso, ele também pode ser aplicado em situações que os testes primários não apresentam mutações. Sem dúvida, o exame possibilita uma análise mais detalhada do tumor.
Perspectivas para o futuro
O Oncofoco se posiciona como uma ferramenta inovadora no que diz respeito a medicina de precisão. Seu maior benefício está em unir um diagnóstico molecular a possíveis indicações terapêuticas.
O exame não somente ajuda aos pacientes, como também deve promover o desenvolvimento de novas pesquisas médicas na área da oncologia nos próximos anos.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...