Grupo Fleury faz a aquisição da Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha
A melhor forma de identificar uma doença ocular e de promover a prevenção da cegueira é através do diagnóstico precoce, realizado de maneira regular pelo médico oftalmologista.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 45 milhões de pessoas no mundo são portadoras de cegueira e outros 135 milhões sofrem limitações severas de visão. Desse total, 80% das causas de cegueira teriam sido evitáveis por ações efetivas de prevenção ou tratamento.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 6,5 milhões de pessoas são portadores de deficiência visual no Brasil, número que poderia ser reduzido com cuidados periódicos, como a visita regular ao especialista.
Periodicidade das consultas para prevenção de cegueira:
– Menores de 2 anos de idade: a cada seis meses;
– Maiores de 2 anos e adultos: exame anual;
– Pessoas com problemas oculares ou com histórico familiar: devem consultar o oftalmologista a cada seis meses para um acompanhamento mais preciso ou em intervalo determinado pelo médico especialista;
– Idosos: uma vez por ano ou regularmente em períodos menores.
Conheça as principais doenças oculares:
– Catarata: caracterizada por opacidade do cristalino, que pode levar à diminuição da visão. É responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa e pode ser tratada e curada.
– Glaucoma: causado por lesão do nervo ótico, geralmente associada ao aumento da pressão intraocular, podendo levar a perda progressiva do campo visual. Está relacionado ao envelhecimento da população e geralmente não provoca sintomas, até as fases mais tardias da doença. Um tratamento precoce impede danos severos e a perda visual.
– Conjuntivite: inflamação da membrana que reveste a parte anterior do olho, a conjuntiva. Pode ser infecciosa, alérgica e química. Se manifesta por vermelhidão, secreção, inchaço das pálpebras e sensação de corpo estranho. Pode ocorrer em qualquer idade e cada etiologia tem um tratamento, que pode ser pontual ou crônico.
– Retinopatia diabética: acomete a retina de pacientes diabéticos. Se manifesta por diminuição da visão de forma progressiva ou súbita, quando o nível de glicose do diabético fica elevado por muito tempo. O comprometimento visual pode ser evitado com diagnóstico e tratamento precoce.
– Degeneração macular relacionada à idade: doença que ocorre na área central da retina (mácula), área da retina responsável pela formação da imagem, e que leva à perda progressiva da visão central. Por conta do envelhecimento da população, está se tornando mais frequente. Tem tratamento e o comprometimento visual pode ser estabilizado com diagnóstico e tratamento precoce.
Erros de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia ou “vista cansada”):
– Miopia: quando os olhos podem ver objetos que estão perto e não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe.
– Hipermetropia: quando há dificuldade para focar os objetos próximos ao olho, com sintomas diferentes a cada faixa de idade. A hipermetropia no jovem pode gerar apenas cansaço visual para atividade de perto, e na meia-idade, pode gerar dificuldade visual para longe e para perto.
– Astigmatismo: relacionado a curvaturas da córnea ou gerado por irregularidades na córnea, formam a imagem em planos diferentes, ocasionando sua distorção.
– Presbiopia: ou “vista cansada”. Geralmente se manifesta normalmente focalizar as imagens de perto.
Grupo Fleury faz a aquisição da Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha
O Grupo Fleury ressalta a aquisição de 80% das quotas de emissão da Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha por meio da sua subsidiária Fleury Centro de Procedimentos Médicos Avançados. A aquisição reforça a estratégia de crescimento e expansão da empresa.
Esta unidade é especializada no cuidado com a saúde ocular. O cuidado com a saúde ocular deve incluir, além da visita regular ao Oftalmologista, hábitos saudáveis como uma alimentação equilibrada e não fumar. A prevenção é o melhor caminho para manter a saúde dos olhos e evitar possíveis doenças ou um comprometimento visual severo, como o glaucoma, a retinopatia diabética e a degeneração macular.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...