Meningite: o que é, suas causas e sintomas
A meningite é causada geralmente por um agente infeccioso, como vírus ou bactérias.
A meningite é caracterizada por um processo inflamatório das meninges – membranas que recobrem todo o sistema nervoso, do cérebro até a medula espinhal. Considerada uma doença grave, tem os agentes infecciosos como causa mais comum, sendo os mais importantes os vírus, as bactérias e os fungos.
Embora ocorra em pessoas de qualquer idade, as crianças são as mais frequentemente acometidas, especialmente as menores de cinco anos. De acordo com o microrganismo envolvido, outros grupos também podem ter um risco aumentado de contrair a infecção, como adolescentes, idosos, indivíduos imunossuprimidos e pessoas com algumas condições crônicas.
Dores de cabeça, vômitos frequentes, rigidez da nuca, mal-estar, irritabilidade e febre são os principais sintomas do quadro. A gravidade da doença, por sua vez, está relacionada a diversos fatores, como o tipo de agente infeccioso associado e o tempo transcorrido entre as primeiras manifestações e o início do tratamento.
Prevenção e tratamento
Alguns tipos de meningite podem ser prevenidos através da imunização. Os principais microrganismos associados às meningites bacterianas são os meningococos, os pneumococos e o Haemophilus influenzae tipo b. A vacinação contra esses agentes está disponível tanto na rede pública quanto na rede privada e é recomendada de rotina no calendário infantil. Indivíduos de outras faixas etárias, mas que pertencem a grupos de risco, também devem ser imunizados, de acordo com critérios específicos.
Já o tratamento depende do tipo de meningite e, em muitos casos, é necessária a hospitalização do paciente. Diante da suspeita, é imprescindível procurar atendimento médico.
Exames e diagnóstico
O conjunto de sintomas referido pelo paciente e um exame físico detalhado costumam levar à suspeita da doença. Entretanto, o diagnóstico depende da análise laboratorial do líquido cefalorraquidiano, o liquor, obtido por meio de uma punção na região lombar. Os exames realizados nesse material, por diferentes métodos, fornecem parâmetros importantes para a confirmação do quadro, como também podem identificar o agente infeccioso envolvido.
Teste é capaz de diferenciar meningite viral e bacteriana em menos de três horas
O Fleury oferece um painel molecular para o diagnóstico etiológico das meningites. Utilizando a técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real multiplex (film-array), o exame, feito em amostra de liquor coletada no laboratório ou enviada, detecta 14 agentes, entre bactérias, vírus e fungos, e conta com tecnologia capaz de rápido processamento, que permite a liberação dos resultados em menos de três horas.
O painel molecular para meningites e encefalites configura-se como uma ferramenta com grande potencial para fundamentar a decisão terapêutica, uma vez que o diagnóstico precoce da etiologia auxilia a definição mais assertiva da implementação ou não de terapias antimicrobianas ou antivirais específicas e do tempo de tratamento. Essas decisões têm importante impacto na evolução clínica da infecção, além de possibilitarem melhor estimativa prognóstica e a adoção rápida de medidas eficazes de controle de infecções.
Converse sempre com seu médico.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...