NIPT: conheça o exame pré-natal não invasivo
O teste não invasivo para trissomias fetais identifica possíveis cromossomopatias no bebê.
O teste pré-natal não invasivo (NIPT) para trissomias fetais analisa fragmentos do DNA do feto circulante no sangue materno para determinar se o bebê apresenta risco para anomalias nos cromossomos, como, por exemplo, a síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21). Trata-se de um exame com alta taxa de detecção, em torno de 98%, e índice de falso-positivo de apenas 0,4% para Síndrome de Down.
Antigamente, muitas pacientes precisavam se submeter a testes invasivos desnecessários, com a coleta de material da placenta ou líquido amniótico, um tipo de procedimento que se associa com riscos para a gestante e para o bebê. Isso porque os únicos métodos de rastreamento existentes, baseados principalmente em medidas ultrassonográficas, frequentemente resultavam em falsos positivos (suspeitas de problemas que não se confirmavam).
Para realizar o NIPT é necessário apenas a coleta de sangue da gestante, que pode ser feita a partir de 10 semanas de gravidez. Assim, como é um exame não invasivo, ele oferece mais segurança à gestação.
O NIPT pode ser realizado por todas as gestantes, contudo, existem algumas situações em que ele é especialmente indicado, como as gestantes que apresentam maior risco de cromossomopatias: idade materna de 35 anos ou mais, alterações na ultrassonografia sugestivas de cromossomopatias, gestação anterior acometida por cromossomopatia, pais com translocação robertsoniana (uma forma de rearranjo dos cromossomos) balanceada com risco de trissomias do cromossomo 21 ou do cromossomo 13.
Atualmente, as unidades do Fleury contam com uma versão ampliada do teste. O exame, além de detectar alterações em todos os cromossomos, também verifica a chance do bebê desenvolver síndromes genéticas mais raras, como a síndrome de Cri-Du-Chat, que causa problemas de crescimento e desenvolvimento.
Vale ainda ressaltar que o NIPT também analisa os cromossomos sexuais do feto, ou seja, informa o sexo do bebê.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...