Nova campanha ressalta a importância do uso da camisinha
O Ministério da Saúde começou uma nova campanha com o intuito de conscientizar os jovens em torno do uso do preservativo durante relações sexuais.
O Brasil ainda vive em constante preocupação com a transmissão do HIV entre jovens, ao mesmo tempo em que casos de sífilis e a transmissão de hepatites continuam a crescer. Esse cenário impede que o país avance no combate a infecções sexualmente transmissíveis.
Com o objetivo de incentivar os jovens a usarem camisinha e alertá-los sobre as consequências de contrair uma infecção sexualmente transmissível, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, lançou no dia 08 de fevereiro a campanha “usar camisinha é uma responsa de todos”.
A campanha de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis é permanente, porém, ao contrário de outros anos nos quais ela era focada na prevenção do HIV/Aids, a deste ano apresenta um novo conceito voltado para a prevenção de todas as infecções sexualmente transmissíveis.
A ideia é que a campanha possa promover uma modificação no comportamento de jovens com idade entre 15 a 29 anos em relação ao uso de preservativos para evitar doenças como sífilis, gonorreia, herpes genital e infecções por clamídia e pelo HPV. A veiculação vai ocorrer em TV aberta e fechada, rádio, cinema, Internet e em mídias como cartazes e panfletos.
O ministro ressaltou a importância da campanha ser realizada durante o decorrer de todo o ano: “Antes era só uma campanha anual. Agora tem que ser lembrada periodicamente a cada 3 ou 4 meses, para não deixar cair no esquecimento”.
Queda no uso da camisinha
Pesquisas apontam que o uso de preservativo tem caído com o passar do tempo junto ao público jovem. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os dias ocorrem 1 milhão de novas infecções sexualmente transmissíveis.
A camisinha é a forma mais simples e eficaz de prevenção de infecções como HIV/Aids, sífilis, hepatites, gonorreia, clamídia, HPV e também pode prevenir uma gravidez indesejada. Neste ano, o Ministério da Saúde vai distribuir cerca de 570 milhões de preservativos e géis lubrificantes para todo o Brasil. Trata-se de um aumento de 12% em relação ao ano passado, quando foram enviados 509,9 milhões aos diversos estados do país.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...