O exame de mapeamento ultrassonográfico para artropatias reumatológicas
Os laboratórios do Grupo Fleury agora contam com um novo exame de ultrassom para mapeamento de artropatias reumatológicas que afetam principalmente as regiões das mãos, dos punhos e dos pés.
A ultrassonografia é uma ferramenta de grande potencial, aplicada de forma complementar no diagnóstico de processos inflamatórios de articulações e de partes moles, na agressividade dessas doenças, bem como no monitoramento e tratamento de pacientes com artrite reumatoide (AR).
Através do novo exame de mapeamento ultrassonográfico é possível detectar e avaliar se a articulação apresenta sinais de sinovite, erosão óssea, hipervascularização, comprometimento tenossinovial e averiguar o grau de acometimento da doença reumatológica. A grande novidade desse procedimento é a sua capacidade de realizar tal mapeamento através do formato de esquema anatômico, um material que surge como complemento às imagens de ultrassom e ao laudo final.
Os médicos reumatologistas encontram nesta nova ultrassonografia a vantagem de terem em mãos um estudo de imagem com foco na AR, capaz de apoiá-los na detecção da doença ainda de forma precoce nas articulações e partes moles, na estimativa de seu prognóstico e no monitoramento de seu desenvolvimento. O paciente, por sua vez, tem como benefício o fato de passar por um exame que não causa nenhum dano físico e cujo tempo de análise da área em que se encontra a doença não é superior ao de uma ressonância magnética.
Desse modo, tem-se um exame que é ao mesmo tempo muito útil ao médico e que apresenta grande aceitação junto ao paciente.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...