O exame PET/CT PSMA para identificação do câncer de próstata
O PET/CT é um exame de imagem que tem revolucionado o modo como a análise de neoplasias é realizada.
O PET/CT é um exame de imagem para a identificação de neoplasias que tem se destacado nos últimos anos. Para a realização do teste, substâncias com marcadores radioativos são administrados por via intravenosa, possibilitando a identificação de tecidos tumorais no organismo. A detecção de alterações se dá por meio de equipamentos médicos que fornecem informações anatômicas (pela tomografia) e funcionais (PET).
Graças aos avanços tecnológicos atuais, os aparelhos utilizados têm se tornado cada vez mais sensíveis. Assim sendo, já é possível obter imagens com PET/CTs mais modernos com até 15 minutos. Contudo, o grande destaque atualmente tem sido sua aplicação na análise do câncer de próstata, graças a um novo marcador: o PSMA.
O uso do PSMA no PET/CT e o câncer de próstata
Recentemente introduzido nos laboratórios do Grupo Fleury, o exame de PET/CT com PSMA marcado com a substância gálio-68 (68Ga-PSMA) se destaca por oferecer um diagnóstico mais eficiente para o câncer de próstata. O PSMA é um antígeno da membrana da próstata e exibe uma expressão significativamente maior quando há células neoplásicas prostáticas. Desse modo, ele se coloca como um ótimo agente para a avaliação tumoral na região, em áreas próximas à próstata, ou à distância, possibilitando identificar doença óssea, linfonodal ou visceral no corpo inteiro.
O PET/CT com PSMA é indicado principalmente para pacientes com câncer de próstata que apresentam recidiva bioquímica após cirurgia de prostatectomia ou radioterapia. Estudos mostraram que o PET/CT PSMA apresenta maior sensibilidade para a identificação de recidiva quando comparado com outros exames de imagem, contribuindo na escolha de uma terapia mais eficiente ao paciente.
O exame também se mostra útil durante o estadiamento primário de pacientes com risco intermediário ou alto. Além disso, o PET/CT PSMA pode ser indicado para a avaliação do tratamento do tumor, bem como pode ser útil no planejamento da radioterapia e seleção de pacientes para aplicação de terapias com radioisótopos.
Recentemente, a Associação Europeia de Urologia colocou o PET/CT PSMA em sua lista de recomendações para pacientes com recidiva bioquímica após radioterapia ou cirurgia.
Há 40 anos foram relatados os primeiros casos de aids. Hoje, Dia Mundial da Luta Contra a aids,...
Desenvolvida pela startup israelense AIDOC, fornecedora líder de soluções de inteligência artificial (IA) para imagens médicas, a ferramenta...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...