O Painel Farmacogenético e o tratamento de doenças mentais
Os transtornos que afetam a saúde mental são diversos e incluem condições como a depressão e a ansiedade. Os sintomas associados a esses quadros são variáveis e tanto fatores genéticos quanto ambientais podem estar relacionados ao seu desenvolvimento.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a depressão afete mais de 300 milhões de pessoas no mundo todo. O diagnóstico correto do quadro é muito importante e o tipo de tratamento indicado deve ser avaliado individualmente pelo médico assistente. O acompanhamento por equipe multidisciplinar é geralmente estimulado.
Do ponto de vista histórico, métodos pouco eficientes foram aplicados, no passado, no tratamento dessas doenças. Mesmo alguns centros especializados, construídos com o objetivo de oferecer um atendimento mais humanitário, não conseguiam obter sucesso em promover uma melhora clínica efetiva. De fato, era comum que pessoas permanecessem nessas instituições por longos períodos.
Pouco antes da segunda metade do século 20, entretanto, surgiram novas alternativas de tratamento com base em medicamentos, e, em 1952, as primeiras drogas psicotrópicas foram disponibilizadas. O tratamento medicamentoso teve um grande impacto em saúde pública, ajudando a reduzir o número de pacientes em leitos hospitalares e, associado a outras terapias que foram gradualmente desenvolvidas, promovendo melhora nos sintomas e na qualidade de vida dos indivíduos acometidos. Atualmente, tais medicamentos, quando indicados após avaliação médica e adequadamente utilizados, são seguros e eficazes.
A aplicação Painel Farmacogenético
Estima-se que cerca de 30% a 40% dos pacientes com depressão, contudo, não apresentam uma resposta satisfatória ao tratamento medicamentoso inicial. Nesse contexto e com o objetivo de auxiliar o médico na escolha terapêutica em doenças relacionadas à saúde mental, o Grupo Fleury desenvolveu, em parceria com o Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo, um exame conhecido como painel farmacogenético.
A farmacogenômica clínica é uma área em ascensão, que aplica o estudo genético na predição de resposta a determinados medicamentos. Para cada substância, há uma variação na capacidade individual de metabolização, ou seja, na forma como cada pessoa a processa e elimina. Tal perfil metabolizador está relacionado a variações em determinados genes (tabela 1). O painel farmacogenético estuda justamente essa relação e, portanto, auxilia o médico na escolha do tipo de medicamento e da dose mais efetiva para cada paciente, de acordo com suas características genéticas, possibilitando um tratamento personalizado, com maior eficácia e menor risco de eventos adversos.
O painel farmacogenético avalia mais de 100 medicamentos distintos, incluindo, entre eles, mais de 30 antidepressivos ou antipsicóticos (tabela 2). Os resultados do teste são entregues em até 15 dias, acompanhados por um laudo interpretativo, que analisa a capacidade de cada indivíduo metabolizar medicamentos específicos de acordo com as variações genéticas encontradas. Além da depressão, o exame também pode ser indicado para pessoas em tratamento medicamentoso para síndrome do pânico, transtorno bipolar, ansiedade, entre outros quadros, sempre de acordo com a avaliação médica.
O exame está disponível em todos os laboratórios do Grupo Fleury, por coleta de sangue, e, atualmente, também pelo site Fleury Genômica, através do envio de uma amostra simples de saliva.
Vale ponderar que outros fatores herdados ou ambientais podem também influenciar na forma como esses medicamentos são metabolizados pelo indivíduo. Assim, as informações obtidas pelo painel farmacogenético devem ser interpretadas em conjunto com outros dados de importância clínica. Todos os medicamentos requerem cuidadosa monitorização, independentemente dos resultados do exame. Sugere-se, a critério médico, aconselhamento genético.
Há 40 anos foram relatados os primeiros casos de aids. Hoje, Dia Mundial da Luta Contra a aids,...
Desenvolvida pela startup israelense AIDOC, fornecedora líder de soluções de inteligência artificial (IA) para imagens médicas, a ferramenta...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...