Pesquisa apresenta os benefícios proporcionados pelo Oncotype Mama
Uma pesquisa do Grupo Fleury feita em parceria com o Hospital Pérola Byington com pacientes com câncer de mama foi premiada no XXII Congresso Brasileiro de Mastologia.
Um estudo realizado pelo Grupo Fleury e o Centro de Referência de Saúde da Mulher – Hospital Pérola Byington com mulheres diagnosticadas com câncer de mama recebeu o prêmio Jorge Marsillac durante o XXII Congresso Brasileiro de Mastologia. O evento ocorreu entre os dias 10 e 13 de abril deste ano no Rio de Janeiro.
A pesquisa foi a primeira parceria entre o Grupo e uma instituição da rede pública como o Hospital Pérola Byington para fins de diagnóstico em câncer. Também foi o primeiro estudo na América Latina que utilizou o Oncotype DX, um teste genético para câncer de mama, oferecido pelo Fleury. No estudo, foi utilizado o Oncotype DX para câncer de mama invasivo, que analisa 21 genes do tecido tumoral.
Mais de cem pacientes do hospital, com câncer de mama em estágio inicial, fizeram parte da pesquisa e realizaram o Oncotype DX. A partir do resultado do exame, é possível analisar a agressividade do câncer de mama, indicando os casos que apresentam maior risco de recidiva do tumor e auxiliando a prever a resposta aos tratamentos disponíveis. Dessa forma, permite que o médico indique a terapia mais adequada para cada paciente, muitas vezes eliminando a necessidade de quimioterapia.
Efeitos do resultado da pesquisa
Inicialmente, 109 das 111 pacientes que passaram pela pesquisa tinham indicação de quimioterapia de acordo com os dados clínicos. Entretanto, após a realização do Oncotype DX, esse número foi reduzido em 69,7%. Assim, 76 dessas 109 pacientes agora estão sendo tratadas com hormonioterapia ou radioterapia, tratamentos menos agressivos para a saúde geral.
Além de privar as pacientes dos possíveis efeitos colaterais da quimioterapia, retirar essas mulheres desse modelo de tratamento proporcionou uma economia de R$ 420 mil ao Hospital. “Com a amostragem apresentada foi possível comprovar o custo-efetividade de um diagnóstico personalizado em câncer de mama para a cadeia de saúde de modo geral”, explicou o professor Luiz Henrique Gebrim, mastologista e diretor do Hospital Pérola Byington.
A parceria entre o Grupo Fleury e o Hospital Pérola Byington começou em agosto de 2018 com uma triagem das pacientes que poderiam participar da pesquisa. Desse modo, o hospital colheu os materiais tumorais, enquanto o Fleury realizou a fase pré-analítica. Após essa fase, os materiais foram enviados aos Estados Unidos para a Genomic Health, desenvolvedora do Oncotype, para processamento. Por fim, as equipes médicas de ambas as organizações discutiram individualmente cada diagnóstico.
Com o reconhecimento do estudo pelo prêmio Jorge Marsillac, mais duas instituições públicas firmaram parceria com o Grupo Fleury, possibilitando a continuidade de pesquisas com o uso do Oncotype DX em pacientes com câncer de mama, sendo elas: a Santa Casa de São Paulo e o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...