Teste diagnóstico para COVID-19 na saliva
O GRUPO FLEURY disponibiliza uma nova alternativa para o diagnóstico de Covid-19: o teste por RT-PCR em tempo real, realizado na saliva. O exame é realizado pela mesma técnica utilizada em material das vias respiratórias, colhido com swab da nasofaringe e da orofaringe.
A detecção do RNA do Sars-CoV-2 em raspados do trato respiratório (swab) configura o método de eleição para o diagnóstico das infecções por esse agente. Contudo, a coleta da amostra em nasofaringe apresenta algumas desvantagens, como o desconforto do exame e a exigência de profissionais de saúde treinados para a coleta, que, ademais, sofrem um risco de exposição maior durante o procedimento, mesmo com os equipamentos de proteção individual (EPI). Como se não bastasse, pode haver dificuldade no fornecimento dos insumos necessários, sobretudo o swab.
Para mitigar tais questões, a metodologia de PCR em tempo real passou a ser aplicada igualmente na saliva. Essa matriz biológica elimina o desconforto da coleta com o swab e ainda funciona como uma alternativa para crianças e pacientes que apresentam impedimentos anatômicos ou contraindicações para o acesso por via nasal ou para abertura oral, reduzindo também o risco de exposição ao vírus para o profissional de saúde e para outros pacientes que estiverem presentes no serviço. Por fim, permite independência de fornecedores em casos de restrição de insumos.
Quais são as indicações desse teste?
– Pacientes sintomáticos com suspeita de Covid-19.
– Pessoas assintomáticas expostas a potencial transmissão.
– Pessoas que realizarão alguma atividade que requeira medidas adicionais de prevenção de transmissão, como viagens aéreas, internações hospitalares e cirurgias, observando se o protocolo da instituição aceita a saliva em substituição às amostras respiratórias.
Quando o paciente deve colher a amostra de saliva?
– Para pacientes sintomáticos: do terceiro ao décimo dia após o início dos sintomas, preferencialmente entre o 3º e o 7º dias.
– Para expostos: de cinco a seis dias após a última exposição.
– Para prevenção: conforme protocolos institucionais.
Qual a sensibilidade e a especificidade do exame?
A sensibilidade é de 94% em relação à RT-PCR tradicional em raspado de naso+orofaringe e a especificidade, 100%.
Orientações ao paciente que realizará o exame:
– O volume mínimo necessário para o teste é de 1,5 mL de saliva.
– Não fazer tratamento dentário nas últimas 24 horas anteriores ao exame.
– Não há necessidade de jejum para dieta leve. Se, contudo, o exame for feito após as principais refeições (almoço e jantar), deve haver um intervalo de três horas entre a refeição e a coleta.
Antes da coleta:
– Ficar três horas sem escovar os dentes ou fazer enxague bucal
– Não ingerir água ou outros líquidos por 1 hora antes da coleta, assim como não fumar ou mascar chicletes neste período.
– O exame tem melhor sensibilidade se a saliva for colhida pela manhã.
É importante ressaltar que um resultado negativo não exclui a possibilidade do diagnóstico da Covid-19, pois há uma variabilidade entre indivíduos quanto à excreção viral. Caso tenham decorrido mais de 10 dias desde o início da sintomatologia, a alternativa para o diagnóstico deve ser a sorologia.
Para agendar o seu teste agora, acesse o site clicando aqui.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...