Você sabe o que é patch teste, para que serve e se pode ser feito em crianças?
O patch teste (PT) é um exame que envolve a colocação de alérgenos na pele da criança.
A pele possui três camadas: a hipoderme – ou subcutânea -, que é a mais profunda, a derme e a epiderme, a mais superficial. A mais externa conta com a proteção do manto hidrolipídico, ou barreira cutânea, que se compõe de gordura (principalmente as ceramidas) e aminoácidos. Essa barreira tem algumas funções como regular a perda de água pela pele, determinar o pH que afasta microrganismos indesejáveis e proteger o maior órgão do corpo humano da ação de agressões externas (clima, poluição e exposição solar).
A dermatite de contato (DC) se caracteriza por inflamação que ocorre na epiderme e na derme como resultado do contato direto entre uma determinada substância e a pele. De uma maneira geral, a DC se divide em duas categorias: DC irritativa (DCI) e DC alérgica (DCA).
A DCI resulta da exposição a substâncias que causam na pele irritação física, mecânica ou química. Dois exemplos muito comuns desse tipo de DC são a causada pelas fraldas e a que ocorre quando a pele está muito seca decorrente, por exemplo, do uso excessivo de sabonete ou de ficar colocando a língua nos lábios (o local onde a criança passa a língua é umedecido com a saliva e, ao ressecar, a criança torna a passar a língua, criando um ciclo vicioso). Seja qual for o agente causal, a DCI se desenvolve pela quebra da barreira cutânea.
Diferentemente da DCI, a DCA é provocada por um mecanismo imunológico e necessita de duas fases: a primeira, a sensibilização e a segunda, efetora. A fase de sensibilização tem início com uma primeira exposição ao alérgeno que, em contato com a pele, é capturado por células denominadas de Langerhans. Essa células, por sua vez, processam o alérgeno e o apresentam aos linfócitos T, que produzem células de memória. Estas células, quando em contato com o mesmo alérgeno novamente, desencadeiam uma resposta imunológica denominada de DCA.
A DCA aparece de 12 a 24 horas após a exposição ao alérgeno, tem um pico em torno de 3 a 5 dias, podendo durar de 3 a 4 semanas se não for adequadamente tratada.
Clinicamente, a DCI e a DCA são muito semelhantes e cursam com eritema e edema além de prurido que é muito mais evidente na DCA.
Quais são os alérgenos comumente envolvidos na DCA das crianças?
Os principais alérgenos descritos na DCA na infância são níquel (jóias, chaves, fechos de roupas, brinquedos e alguns alimentos), neomicina (antibiótico tópico), parafenilenodiamina (ou PPD, forte sensibilizante presente na hena preta e nas tatuagens temporárias), fragrância, metilcloroisotiazolinona + metilisotiazolinona (encontrados em lenços umedecidos, shampoos), entre outros.
E como diagnosticar?
O mais importante é identificar o agente causal e, assim, realizar a prevenção. E para que a identificação seja possível o diagnóstico padrão é o patch teste (PT), um exame que envolve a colocação de alérgenos na pele da criança, geralmente no dorso, permanecendo em contato por 48 horas. Ao final desse período, o material é retirado e uma primeira leitura é feita. Cerca de 96 horas após a colocação do patch, é realizada uma segunda leitura.
As substâncias utilizadas no PT pediátrico possuem concentrações adaptadas para essa faixa etária, ou seja, são mais diluídas, pois a pele das crianças é diferente da dos adultos: mais fina e imatura.
Vale ressaltar que o PT deve ser feito por médico especialista com experiência no procedimento e na sua interpretação.
A disponibilidade do Patch Teste Pediátrico
O PT está disponível no Centro de Alergia e Imunologia Integrada, na unidade Itaim, para crianças a partir de um ano de idade. Para a realização do exame é preciso que o cliente tenha uma solicitação médica e faça o agendamento prévio.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...