A base clínica da esclerose múltipla pediátrica
Os aspectos clínicos e de imagem da esclerose múltipla na população pediátrica foram objetos de estudo de um recente artigo científico do grupo de neuroimagem da Santa Casa de São Paulo.
O artigo científico “Pediatric multiple sclerosis: from clinical basis to imaging spectrum and differential diagnosis” busca discutir as peculiaridades clínicas e de imagem da EM pediátrica, desde o evento da desmielinização inicial e os critérios diagnósticos atualmente adotados. Em seguida é discutido o espectro diferencial das doenças desmielinizantes inflamatórias que podem comprometer os pacientes desta faixa etária e, por fim, informações concernentes às terapias modificadoras do curso da doença, destacando o papel da imagem neste contexto.
Devido a grande importância da doença, o dia 30 de agosto foi escolhido como o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, e o mês foi caracterizado como Agosto Laranja.
Embora a EM pediátrica tenha características clínicas e de imagem distintas, ela pode permanecer subdiagnosticada como consequência de variáveis que podem interferir no seu reconhecimento, terapia precoce e prognóstico.
Publicação científica
Mesmo que essa fisiopatologia ainda não seja completamente compreendida, o artigo oferece descrições sobre fatores de risco e características imunológicas da EM pediátrica. Embora os critérios diagnósticos do International Pediatric MS Study Group de 2013 tenham melhorado a precisão do diagnóstico, a publicação ressalta que os critérios revisados de McDonald de 2017 (utilizados para indivíduos com mais de 12 anos) também oferecem algumas novas ideias sobre a população pediátrica que devem ser consideradas.
É fundamental que os radiologistas tenham um forte conhecimento sobre o vasto espectro de distúrbios desmielinizantes que podem ocorrer na infância para garantir um diagnóstico adequado da doença e fornecer tratamento precoce ao paciente.
Nosso time
Fizeram parte deste importante estudo, os seguintes médicos do Fleury: Antonio Carlos Martins Maia Junior e Diego Cardoso Fragoso.
Quer saber mais?
O resumo em inglês do artigo e suas informações podem ser acessadas clicando neste link.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...