Desenvolvimento de teste inovador para detecção da COVID-19 gera importante publicação do time de P&D no meio científico
Estudo resultou no desenvolvimento de um teste de alta produtividade que detecta as proteínas do vírus com alta especificidade.
Em apenas 2 meses, o time do P&D desenvolveu um novo teste para detecção da COVID-19, que foi lançado ao mercado no final de maio. Desta vez, o que é analisado são as proteínas do vírus, ao invés do RNA, por isso o nome “proteômica”.
O exame possui uma série de vantagens, dentre elas o custo, que é aproximadamente 15% mais baixo em relação ao RT-PCR. Além disso, como as proteínas são mais estáveis que o RNA, as amostras podem ser transportadas em temperatura ambiente, facilitando a logística de transporte das regiões mais afastadas até a unidade de processamento.
Publicação científica
O estudo resultou no desenvolvimento de um teste de alta produtividade que detecta as proteínas do vírus com alta especificidade. Empregando as tecnologias de preparo automatizado de amostras, cromatografia de fluxo turbulento, cromatografia líquida de alta eficiência e espectrometria de massas, esse teste possibilita o processamento de mais de 500 amostras por dia, com o atual parque de instrumentos instalado.
Os resultados foram publicados em um repositório público no dia 17 de maio de 2020, através de um relatório preliminar, o qual já conta com mais de 300 downloads e mais de 4.300 visualizações.
Pessoas
Fizeram parte desta entrega de sucesso, os seguintes pesquisadores e médicos do Fleury: Valdemir Melechco Carvalho, Karina Helena Morais Cardozo, Guilherme Goncalves Okai, Luciana Godoy Viana, Adriana Lebkuchen, Rodrigo Andrade Schuch, Ana Maria Fraga, Aline Nogueira Olive, Carolina dos Santos Lazari, Celso Granato e Maria Carolina Tostes Pintao.
Quer saber mais?
Acesse o artigo preliminar sobre esse trabalho, que está disponível em inglês, de forma gratuita em: https://www.researchsquare.com/article/rs-28883/v1
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...