Estudo revela novos detalhes do Linfoma de grandes células anaplásicas associado a implante de silicone
Estudo fomentou o debate em torno do Linfoma de grandes células anaplásicas e sua associação com implantes de silicone.
A data de 15 de setembro é marcada como Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, e os debates mais atuais em torno do problema têm sido marcados pelo reconhecimento de um tipo de linfoma não Hodgkin relacionado ao uso de próteses mamárias de silicone, o Linfoma de grandes células anaplásicas (ALCL) associado a implante mamário. O artigo que citaremos, porém, apresenta dados que parecem associar esse tipo de linfoma não somente a implantes na mama, mas também às próteses de silicone nos glúteos.
Intitulado “Gluteal Implant-Associated Anaplastic Large Cell Lymphoma”, o artigo trouxe de volta a discussão sobre a segurança clínica do uso de implantes de silicone. Os pesquisadores do estudo analisaram o caso de uma paciente de 63 anos, que relatava ter aumentado os glúteos com implantes de silicone em 2006, e que apresentava um aumento do volume e distorção da nádega esquerda.
As imagens radiológicas mostraram uma grande quantidade de líquido ao redor do implante, o que fez com que os médicos decidissem retirá-lo, mantendo a cápsula intacta, presumindo um reimplante futuro. O líquido coletado foi testado positivo para a bactéria Staphylococcus aureus.
Publicação científica
Cerca de três anos após a retirada do implante, a paciente voltou a apresentar um seroma na nádega esquerda e então foi submetida a capsulectomia total e drenagem dos fluídos, e ambas amostras foram encaminhadas para exames laboratoriais. O resultado da cultura foi negativo, mas os exames citológico, anatomopatológico e imunoistoquímico confirmaram a presença do ALCL associado ao implante glúteo, evento não descrito previamente na literatura.
A mesma doença em um novo local introduz discussões importantes sobre o entendimento dessa anormalidade e reintroduz o debate acerca dos riscos e segurança dos implantes. Independentemente de estar associado ao implante mamário ou estar associado ao implante glúteo, é muito provável que os médicos estejam enfrentando uma doença associada ao aumento do uso de implantes, e um novo alerta internacional deve ser endereçado à comunidade científica.
Nosso time
A médica Flávia Fernandes Silva Zacchi, do Fleury, fez parte deste importante estudo, ao lado dos pesquisadores José Mendes Jr, Luiz Fernando Frascino e Vinicius Aref Mendes Maykeh.
Quer saber mais?
O artigo completo está disponível digitalmente e pode ser acessado clicando neste link.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...