O uso de Analytics na segurança do paciente
No dia 17 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A data visa a conscientização de profissionais de saúde, gestores, órgãos governamentais, educadores e sociedade civil sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança nos serviços de saúde.
Destacamos, nessa oportunidade, um artigo publicado por profissionais do Grupo Fleury, que aborda a relevância do uso de dados no cuidado com o paciente.
Intitulado “O uso de Analytics na segurança do paciente”, a matéria explica como esse tipo de recurso auxilia a identificação de padrões e serve de guia na tomada de decisões para assegurar um atendimento de qualidade.
O que é Núcleo de Segurança do Paciente?
O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) é o responsável por elaborar o plano de segurança do paciente em um serviço de saúde, identificando falhas e mitigando eventos adversos. Formado por equipes multiprofissionais dedicadas a disseminar a cultura de segurança na organização, tem, entre suas missões, fomentar a interdependência entre os diferentes setores e mostrar dados tanto de forma numérica quanto em relação ao impacto na experiência do paciente.
No Grupo Fleury, o NSP foi idealizado após a publicação da RDC Nº36/2013 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece a gestão de riscos por meio da implantação sistemática desse serviço.
Nesse contexto, o uso do Analytics, uma ferramenta de business intelligence (BI), possibilita alavancar ainda mais tal processo.
O Analytics na aferição de indicadores de qualidade
Publicado no início de 2021, o artigo “O uso de Analytics na segurança do paciente” ressalta como essa ferramenta aprimorou, no Grupo Fleury, a gestão de incidentes relacionados a fluxos assistenciais que representam pontos críticos na garantia de segurança do paciente.
O Analytics, através da transformação de grande quantidade de dados brutos em informação útil e de alto valor agregado, permitiu um seguimento mais dinâmico do atendimento ao paciente, levando a decisões mais rápidas e estratégicas.
A partir de aferições objetivas, consistentes e ágeis, foi, então, possível aumentar a qualidade da assistência prestada e melhorar a experiência do paciente, representando um novo patamar na disponibilização dos dados e no aprendizado coletivo, essencial para estimular os ciclos de melhoria em gestão de qualidade.
O conceito de safety intelligence
O projeto buscou, ainda, converter o portfólio de indicadores de qualidade para o conceito de safety intelligence. Para isso, foi essencial considerar todas as equipes envolvidas nos indicadores-chave de performance (KPI, na sigla em inglês), suas áreas de atuação e os pontos de contato com o atendimento do paciente no desenvolvimento de novos painéis para análise de dados.
Sob este conceito, a plataforma permitiu gerar relatórios automatizados para os times envolvidos nos principais pontos de operações, incentivando a construção de planos de ação. O paciente foi colocado em evidência, agregando informações das áreas envolvidas em toda sua jornada, independentemente da etapa em que eventuais desafios ocorram, o que ajuda a difundir a cultura de segurança.
Segurança é primordial na gestão do cuidado
A introdução do Analytics na gestão da segurança do paciente representou um importante passo. O NSP conta com a expertise de diferentes áreas da companhia, como a sustentabilidade, a inteligência da qualidade de processos técnicos e médicos, a enfermagem, o staff médico e a ouvidoria, e preza sempre para que todas se sintam parte efetiva do projeto.
A utilização de uma ferramenta de BI para trabalhar, acompanhar e compartilhar indicadores relacionados à qualidade e segurança do paciente trouxe clareza sobre o tema, auxiliando ainda mais a organização na rotina do NSP.
A evolução no escopo de atuação para os conceitos de quality intelligence e safety intelligence contribuiu para alavancar os processos envolvidos na investigação dos incidentes que impactam a segurança do paciente.
Tratam-se de mudanças sutis, que conectam os colaboradores ao propósito de qualidade e segurança, e que constituem uma inovação na gestão de cuidado, reforçando a missão do Grupo Fleury e demonstrando que sua cultura centenária segue em constante evolução.
Autores: Grupo Fleury – Felipe dos Santos, Mauricio Minatel, Felipe de Almeida, Daniela Souza, Leticia Ito, Paola Assis, Adriana Gonçalves, Sergio Bernardo, Patricia Silva, Lais Reis, Janaina Barrancos, Flavia Silva, Daniella Kerbauy
Nosso time
Fizeram parte deste importante estudo: Felipe dos Santos, Mauricio Minatel, Felipe de Almeida, Daniela Souza, Leticia Ito, Paola Assis, Adriana Gonçalves, Sergio Bernardo, Patricia Silva, Lais Reis, Janaina Barrancos, Flavia Silva e Daniella Kerbauy, do Grupo Fleury.
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O arquivo está disponível online, na íntegra, em português. Clique aqui e confira.
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