Pesquisa revela dados da aptidão cardiorrespiratória na população brasileira
Artigo analisou a resposta cardiorrespiratória de mais de 18 mil participantes durante a realização de exercícios cardiopulmonares.
No dia 14 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Cardiologista, portanto, trazemos o artigo “Cardiorespiratory fitness data from 18,189 participants who underwent treadmill cardiopulmonary exercise testing in a Brazilian population”, onde os estudiosos analisaram a resposta cardiorrespiratória de mais de 18 mil participantes durante a realização de teste Cardiopulmonar de exercício (TCPE). Como o condicionamento cardiorrespiratório está inversamente associado a um alto risco de doença cardiovascular, o TCPE pode auxiliar os pesquisadores a compreenderem os valores da aptidão cardiorrespiratória da população brasileira, determinando o consumo de oxigênio, variável mais utilizada e confiável para avaliar de forma individualizada a capacidade de exercício.
Publicação científica
O objetivo do artigo foi demonstrar padrões de referência da capacidade de exercício, estabelecendo valores de aptidão cardiorrespiratória derivados dos testes de exercícios cardiopulmonares realizados na população brasileira. Os percentis de consumo máximo de oxigênio para homens e mulheres foram determinados para seis faixas etárias entre 7 e 84 anos. Um banco de dados foi construído utilizando os relatórios de TCPE efetuados nos laboratórios do Fleury e identificou 18.189 indivíduos considerados livres de doenças cardíacas estruturais. Em conjunto com os dados da literatura, os achados mostraram uma redução da aptidão cardiorrespiratória com aumento da idade, independente do sexo.
Os valores obtidos com a pesquisa foram comparados com dados de referência da Noruega e dos Estados Unidos. Para cada faixa etária, noruegueses acabaram por apresentar maior aptidão cardiorrespiratória do que as da população brasileira e norte-americana. Portanto, a determinação de valores de referência em escala global para fornecer dados específicos da região é de grande interesse devido à clara importância da aptidão cardiorrespiratória para a saúde e o prognóstico dos indivíduos.
A pesquisa oferece o maior volume de dados de referência para a aptidão cardiorrespiratória com base no teste de exercício cardiopulmonar em uma população brasileira. Esses dados podem adicionar informações aos dados globais utilizados para a interpretação da aptidão cardiorrespiratória.
Nosso time
Fizeram parte deste importante estudo, os seguintes pesquisadores e médicos do Fleury: Alexandre Novakoski F. Alves, Antonio Sergio Tebexreni, Floriana Bertini de Abreu, João Manoel Rossi Neto, Mauricio Cruz Thomazi e Paola Emanuela P. Smanio.
Quer saber mais?
O artigo completo foi publicado na revista PLoS ONE, está disponível em inglês e pode ser acessado clicando aqui.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...