Uma revisão no diagnóstico de fístulas arteriovenosas durais intracranianas
A fístula arteriovenosa dural é uma malformação vascular intracraniana. As manifestações clínicas atípicas tornam sua suspeita um desafio.
As fístulas arteriovenosas durais intracranianas (FAVds) são comunicações anômalas entre artérias e veias, fazendo com que o sangue não atravesse a rede capilar. Correspondem a cerca de 10 a 15% das malformações vasculares intracranianas e geralmente afetam adultos de meia-idade, havendo uma leve predominância em mulheres.
Os fatores causais da anomalia ainda são incertos e o diagnóstico depende de um alto grau de suspeita clínica e técnicas de imagem de alta resolução. O artigo “Tips and tricks in the diagnosis of intracranial dural arteriovenous fistulas: A pictorial review” busca reforçar os padrões de imagem associados a estas lesões e pretende auxiliar os profissionais de saúde na indicação dos exames subsidiários nos casos suspeitos de FAVds, através de uma revisão das técnicas de diagnóstico desta malformação, elencando dicas úteis e valiosas para reconhecer sinais clínicos de alerta.
Publicação científica
As manifestações clínicas usualmente associadas as FAVds dependem basicamente da localização da malformação e da coexistência de hipertensão venosa associada. A grande variabilidade de sinais e sintomas associados retardam o diagnóstico clínico presuntivo.
O artigo ressalta o papel dos exames de imagem não invasivos, com técnicas convencionais e avançadas de tomografia computadorizada e ressonância magnética, no diagnóstico presuntivo da malformação. A angiografia convencional continua sendo o método definitivo para a completa caracterização e classificação das FAVds.
Autores e co-autores do trabalho
O médico Antonio Carlos Martins Maia Jr., do Fleury, fez parte deste importante estudo, conduzido pelo grupo de Neuroimagem da Santa Casa de São Paulo, ao lado dos pesquisadores Alan Iuno Rios Araujo, Antônio José da Rocha, Carlos Eduardo Baccin, Felipe Torres Pacheco, Igor Gomes Padilha, Mario Luiz Marques Conti e Renato Hoffmann Nunes.
Quer saber mais?
A pesquisa pode ser acessada, em língua inglesa, clicando neste link.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...