Grupo Fleury conta com tratamentos e terapia modernas
O grupo tem investido na ampliação das terapias oferecidas em suas unidades.
O Grupo Fleury agora conta com novas metodologias terapêuticas e tratamentos modernos para diferentes afecções. Trata-se de um novo centro focado em infusões de medicamentos, que visam o combate às doenças autoimunes.
A empresa busca, constantemente, promover melhorias no atendimento aos seus clientes e ampliar a oferta de seus serviços médicos.
O Centro de Infusão Terapêutica do Grupo Fleury
O Grupo Fleury conta com um espaço próprio para a infusão subcutânea e intravenosa de medicamentos imunobiológicos e de outras substâncias, utilizados para o tratamento de doenças autoimunes e inflamatórias sistêmicas, além de imunodeficiências.
Trata-se do Centro de Infusão Terapêutica Fleury (CIT). O espaço foi projetado para a priorização de uma assistência humanizada aos pacientes, desde o momento de sua chegada até a sua saída do laboratório. Desse modo, os profissionais do centro se encarregam de todos os procedimentos de autorização de uso dos medicamentos pelos convênios. Adicionalmente, assim que chega ao CIT no dia agendado, o paciente encontra uma equipe de enfermeiros especializados em infusões parenterais supervisionados por um médico também capacitado para esse tipo de tarefa.
Para garantir a segurança do paciente, é adotado um método de conferência tripla dos fármacos e das dosagens prescritas. O centro apresenta uma farmácia dedicada à rotina de atendimento, na qual os medicamentos são preparados por farmacêuticos com experiência na área de infusões terapêuticas.
O médico recebe um relatório sobre cada procedimento, para que assim possa acompanhar o tratamento. Dessa forma, ele pode entrar em contato com os consultores médicos que esclarecem especificidades dos procedimentos e discutem outras questões, como a resposta do paciente ao tratamento.
A terapia biológica na Reumatologia
O tratamento de doenças inflamatórias crônicas foi revolucionado graças aos novos fármacos, que são direcionados às moléculas envolvidas diretamente na resposta imunitária. A medida beneficiou principalmente os pacientes que não apresentaram boa resposta terapêutica ao tratamento padrão dessas doenças.
Ensaios clínicos controlados demonstram que pacientes com doenças reumáticas, como a artrite reumatoide sob terapia com imunobiológicos, podem apresentar resposta clínica similar àqueles em uso de terapia padrão baseada em substâncias sintéticas. Em alguns casos, o paciente até mesmo atinge remissão clínica completa.
Vale ainda destacar o avanço na biotecnologia. Junto da maior compreensão do modo como essas doenças agridem o organismo humano, esse novo campo de estudos tem auxiliado o desenvolvimento de agentes biológicos para o tratamento dessas afecções.
Confira algumas das doenças autoimunes tratadas pelos laboratórios do Fleury:
• Artrite reumatoide
• Artrite psoriática
• Espondilite anquilosante
• Lúpus eritematoso sistêmico
• Osteoporose
• Vasculites sistêmicas
• Miopatias inflamatórias
• Doença de Behçet
• Síndromes autoinflamatórias
• Esclerose sistêmica
A seguir, estão listados alguns dos tratamentos do portfólio de terapias imunobiológicas para doenças reumáticas do Grupo Fleury.
Terapia de depleção de células B
A alteração na produção das células B do corpo humano está relacionada a várias doenças autoimunes. Assim, a utilização de anticorpos monoclonais contra marcadores de superfície, como CD19, CD20 e CD22 é capaz de reduzir o número de células B no sangue. Por exemplo, uma das substâncias utilizadas no tratamento é o anticorpo rituximabe. Ele leva à depleção de diferentes estágios das células B no sangue, assim como à depleção parcial dessas células na medula óssea e tecido sinovial.
Antagonistas do TNFα
Doenças como artrite reumatoide, artrite psoriática e espondilite anquilosante costumam estar associadas a altos níveis do fator de necrose tumoral α (TNFα), uma citocina capaz de provocar a morte de células do corpo. Os antagonistas do TNFα atuam neutralizando-o e, como consequência, ocasiona diferentes efeitos, que incluem parada do ciclo celular, apoptose e inibição da liberação de outras citocinas.
Agentes anti-IL-1
A família IL-1 está envolvida na regulação da imunidade inata. É constituída por citocinas pró-inflamatórias, receptores e moléculas antagonistas. Uma das principais citocinas dessa família é a IL-1α, que age na formação da inflamação local, enquanto as outras são liberadas na circulação e estimulam a inflamação sistêmica. A aplicação de agentes anti-IL-1, como a anakinra e o canakinumabe, é uma forma de combater esses efeitos.
Agentes anti-IL-6
A IL-6 é uma citocina que age diretamente nas células do sistema imunológico, promovendo a proliferação de células T e a diferenciação das células B. O tocilizumabe é um anticorpo que atua como receptor do IL-6, prevenindo sua ligação com seu receptor natural.
Agentes anti-IL-17A
A IL-17A é uma citocina que induz a uma rápida resposta inflamatória, principalmente quando combinada com outras citocinas pró-inflamatórias. Ela é essencial para o combate a infecções bacterianas extracelulares e fúngicas. No entanto, quando produzida em excesso, associa-se a distúrbios inflamatórios e autoimunes.
Os anticorpos monoclonais secuquinumabe, ixequizumabe e brodalumabe costumam ser aplicados no tratamento da produção exacerbada dessa citocina.
Bloqueadores da coestimulação
As principais moléculas coestimuladoras são CD80 e CD86, que se ligam ao CD28 e CTLA-4 presentes nos linfócitos T. A ativação do CD28 leva à expressão de genes pró-inflamatórios. Já o CTLA-4 inibe a ativação de células T, neutralizando os sinais do receptor de células T e do CD28. Desse modo, uma ligação do CTLA-4 ao CD80/86 resulta em inibição da resposta imunológica.
O abatacepte é um fármaco que atua como modulador seletivo do sinal de coestimulação de CD80/86-CD28, essencial para a ativação de células T. Ele bloqueia a ligação do receptor CD80/86-CD28. Desse modo, inibe um sinal de resposta imunológica. Por fim, há a produção de um sinal negativo sobre a ativação das células T.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...