Grupo Fleury é finalista do Prêmio Alexa de Acessibilidade
Idealizada pela Amazon, AACD (Associação de Assistência à Criança com Deficiência), Fundação Dorina Nowill para Cegos e Instituto Jô Clemente, o projeto tem como intuito a promoção de iniciativas para dar visibilidade e incentivar à inclusão de pessoas com deficiência por meio do uso da tecnologia.
Intitulado “Mais Acessibilidade”, a criação do Grupo Fleury é uma espécie de jogo de verdadeiro ou falso com informações sobre o tema. O objetivo da “brincadeira” proposta é ofertar conhecimentos sobre acessibilidade aos interessados, de forma a fomentar que mais pessoas se eduquem e aprendam mais sobre o assunto, que é um desafio para pessoas com deficiência em todo o país.
É importante destacar que temos mais de 12,5 milhões de brasileiros com deficiência, o que corresponde a 6,7% da população. Segundo o IBGE, se o Brasil tivesse 100 pessoas, aproximadamente 7 delas teriam deficiência motora, 5 teriam deficiência auditiva e 19 teriam deficiência visual.
Por esse motivo, o Grupo Fleury participa de ações relevantes como essa para educar a respeito da inclusão destes brasileiros em todos os lugares da sociedade e para que tenham direito à educação, ao emprego, à saúde e a mais qualidade de vida.
Para o Prêmio Alexa de Acessibilidade foram avaliados critérios como desenvolvimento, qualidade do design, usabilidade, criatividade e o impacto na comunidade de pessoas com deficiência.
Confira as iniciativas dos 10 finalistas:
Mais Acessibilidade – Grupo Fleury: jogo de Verdadeiro ou Falso que leva conhecimento, informação e educa sobre acessibilidade. Com informações científicas e sociais, ele diverte, engaja e responsabiliza todas as pessoas que desejam aprender sobre acessibilidade na apreciação de obras de pintura.
Guia de Tarefas: auxilia pessoas com deficiências intelectuais a realizarem tarefas que exigem várias etapas.
Jogo do Braille: jogo interativo para auxiliar pessoas com deficiências visuais a memorizar as letras do alfabeto e números em braille.
Localizador de Ônibus São Paulo Acessível: diz a previsão de chegada do ônibus em minutos, qual endereço do ponto de ônibus, qual o destino de determinada linha e se o ônibus que está chegando é acessível.
Memória Sonora: jogo da memória realizado por voz – uma ferramenta promissora de reabilitação cognitiva.
Meu Mapa: provê suporte relacionado a mapas, trazendo mais precisão da localização atual, retornando a informação na forma de endereço e número.
Onde Guardo Isso: auxilia pessoas com deficiência intelectual e visual a lembrarem onde cada objeto é guardado, informando o móvel e o cômodo onde o mesmo se encontra ou deve ser colocado.
Vagas PCD: informações úteis e complementares de quais vagas estão disponíveis no mercado brasileiro para pessoas com deficiência, enviando para o e-mail da mesma os links das vagas.
Viagem Virtual: contribui para a inserção de pessoas com deficiência visual através de audiodescrição, permitindo que a pessoa viaje virtualmente até o local.
Arte Além da Visão: elaborada para a inclusão de pessoas com deficiência visual na apreciação de obras de pintura, narrando o ambiente de forma detalhada.
Para saber quem foram os vencedores, clique aqui.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...