Grupo Fleury faz parceria com startup de IA para diagnóstico de imagem
Desenvolvida pela startup israelense AIDOC, fornecedora líder de soluções de inteligência artificial (IA) para imagens médicas, a ferramenta permite detectar em poucos minutos achados críticos em exames de tomografia computadorizada de forma automatizada e em larga escala.
A inteligência artificial vem sendo cada vez mais utilizada em diferentes áreas, e no setor de saúde não é diferente: o Grupo Fleury anunciou recentemente uma parceria com a startup israelense AIDOC, que oferece soluções de inteligência artificial para priorização de casos com diagnóstico grave.
A ferramenta da AIDOC analisa as imagens dos exames quando elas são adquiridas, gerando um alerta na tela dos radiologistas para priorização dos possíveis casos positivos e graves nas filas de trabalho. Esse processo auxilia os radiologistas a detectarem condições críticas e realizarem de forma mais rápida o encaminhamento para o tratamento adequado.
A IA foi utilizada inicialmente pelo laboratório em tomografias computadorizadas de tórax, para detecção de embolia pulmonar, e desde o projeto piloto sua tecnologia já conseguiu impactar positivamente 656 vidas através de uma comunicação mais rápida em casos graves e melhor coordenação do cuidado entre as equipes médicas.
Diante disso, o Grupo Fleury decidiu incluir a solução em sua operação e aplicar a tecnologia em outros exames de tomografia computadorizada. Em dezembro de 2021, a ferramenta entrou na rotina dos médicos das marcas premium Fleury Medicina e Saúde, em São Paulo, e Clínica Felippe Mattoso, no Rio de Janeiro. Nos primeiros meses de 2022 a inteligência artificial para detecção de embolia pulmonar foi adicionada nas demais marcas do grupo, com previsão de que os demais algoritmos (detecção de hemorragia intracraniana, fratura na coluna cervical e perfuração intestinal) entrem em operação nas marcas do laboratório até o final deste ano.
Investimento em startups: soluções e a eficiência dos processos
Na medicina, o uso de inteligência artificial vem sendo ampliado e mostra resultados cada vez mais significativos. Assim sendo, a tecnologia vem aumentando o potencial de melhorar a qualidade dos cuidados de saúde ao acelerar o processo de diagnóstico e elevar a segurança dos pacientes.
Contudo, é importante reforçar que a tecnologia não é capaz de substituir por completo o trabalho humano, mas pode torná-lo ainda mais eficiente. O radiologista ainda continuará tendo que visualizar as imagens, interpretar, entrar em contato e conduzir o caso junto com o médico do paciente que solicitou o exame, mas contará com o auxílio da ferramenta para um melhor diagnóstico em uma janela de tempo mais útil.
O Grupo Fleury entende que o investimento em startups que utilizem a Inteligência Artificial (IA) permite que essa tecnologia seja grande aliada dos médicos para prover melhoria na qualidade do cuidado com o paciente.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...