Janeiro Branco 2022: o mundo pede saúde mental
O Janeiro Branco vem se consolidando como a maior campanha do mundo em prol da construção de uma cultura da saúde mental. Profissionais liberais, instituições sociais, políticos, artistas, líderes religiosos e cidadãos sensíveis à causa vêm abraçando a iniciativa e sua proposta de psicoeducação da sociedade.
Com a Covid-19, estudos e pesquisas sobre efeitos colaterais da pandemia multiplicam-se em todo o mundo e as conclusões revelam um desafio enorme para a humanidade atual: desenvolver estratégias públicas e privadas para proteger, fortalecer e promover a saúde mental das pessoas. O que eram necessidades antigas se tornaram “emergências públicas”.
No Brasil, segundo pesquisa do Instituto FSB, 62% das mulheres e 43% dos homens afirmaram que a saúde emocional “piorou” ou “piorou muito” durante a pandemia. E em um estudo recente realizado pela Fiocruz e seis universidades nacionais, enquanto 40% da população brasileira apresentavam sentimentos frequentes de tristeza e depressão, 50% demonstravam nervosismo e ansiedade recorrentes. Por isso, selecionamos algumas ações e dicas que você pode adotar para manter a mente saudável ou recomendar a quem está precisando.
10 atitudes para um mundo com mais saúde mental
1. Políticas públicas para a saúde mental e condições sociais dignas de existência
2. Prática de exercícios físicos e hobbies terapêuticos
3. Autoconhecimento
4. Qualidade de vida
5. Vínculos sociais profundos
6. Estar aberto a novos conhecimentos
7. Espiritualmente saudável
8. Contato com a natureza
9. Autonomia
10. Propósito de vida
8 startups que fazem trabalho direcionado para saúde mental
1. Zenklub: uma opção para quem busca fazer terapia on-line e cuidar da sua saúde mental a qualquer momento – sem sair de casa. O site permite que os usuários encontrem diversos profissionais, como psicanalistas, psicólogos e terapeutas.
2. Herah: uma ferramenta de avaliação psicológica por meio de entrevistas automatizadas, que permite uma avaliação precoce do sofrimento psíquico de cada paciente.
3. Telavita: plataforma de consultas on-line onde encontram-se profissionais da psicologia e pacientes. Ao criar uma conta, você recebe acesso exclusivo à sua área de atendimento, onde pode escolher com qual profissional será a consulta.
4. Vigilantes do Sono: aplicativo para as pessoas melhorarem o sono e curarem a insônia, por meio da mudança de comportamentos.
5. Vittude: plataforma que conecta você a psicólogos das mais diversas linhas de abordagem terapêutica, unindo tecnologia e saúde mental a seu favor.
6. Psicologia Viva: plataforma que conecta psicólogos com pacientes para atendimento on-line. Possibilita a realização de psicoterapia de qualquer lugar do mundo a um custo acessível.
7. Fabulous: aplicativo de rotina que ajuda o usuário a adotar hábitos mais saudáveis para o seu dia a dia. O app se baseia no conceito de “jornadas” para estabelecer costumes em pequenos passos e de forma prática.
8. Calm: aplicativo gratuito para dormir e de meditação, disponível para Android e iPhone (iOS). Conta com músicas de fundo relaxantes, histórias calmas e traz exercícios para respiração.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...