Pandemia de COVID-19 e a Microbiota Intestinal
O corpo humano abriga trilhões de bactérias em diferentes localizações, sendo a maior parte no trato gastrointestinal. A microbiota intestinal é o conjunto de microrganismos (não apenas bactérias) encontrados no trato intestinal, constituindo um ecossistema complexo composto por uma enorme diversidade de cepas e espécies de bactérias (1.000 a 1.200 espécies).
A microbiota intestinal tem papel fundamental na saúde humana, contribuindo no desenvolvimento e na maturação do sistema imunológico e na proteção contra patógenos. É importante ainda na digestão de alimentos vegetais crus e de fibras vegetais, na síntese de substâncias anti-inflamatórias, no reforço da barreira epitelial intestinal, na prevenção de infecções e na modulação do tecido linfoide intestinal, que promove e regula a imunidade intestinal e sistêmica.
Alterações no desenvolvimento ou na composição da microbiota interferem no equilíbrio fisiológico desta com o hospedeiro. Assim, pode ocorrer alteração na resposta imunológica, que pode estar presente em várias doenças humanas com inflamação, o que é chamado de disbiose intestinal.
Alguns fatores influenciam de forma positiva ou negativa a formação e manutenção da microflora intestinal. Conheça alguns deles:
A microbiota intestinal e a Covid-19
O isolamento social é importante medida de prevenção contra a Covid-19. Contudo, tal medida levou a ruptura da rotina, estresse e ansiedade, mudança no padrão do sono, mudança no padrão das refeições, falta de atividade física, aumento do peso e diminuição da diversidade da microbiota pelo menor convívio entre as pessoas. Todos esses fatores podem acarretar alteração na microbiota intestinal e disbiose.
Outra prática que adotamos para a contenção da transmissão da Covid-19 foi a higienização de mãos e produtos com maior frequência e intensidade. Além disso, o álcool 70% tem um poder bactericida alto. Essas medidas também implicaram na redução da exposição a bactérias não patogênicas, comensais, acarretando disbiose.
A disbiose facilita a invasão e replicação viral e cria um ambiente inflamatório favorável ao SARS-CoV-2.
O que devemos fazer para manter nossa microbiota saudável durante a pandemia?
– Aumentar ingestão de frutas e vegetais frescos
– Realizar lanches saudáveis
– Limitar alimentos altamente processados
– Cozinhar com a família, que se transforma em uma diversão dentro da rotina familiar
– Criar uma rotina de exercícios diária
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...