11 de Abril: Dia da Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson
A data de 11 de Abril foi escolhida para que toda sociedade médica e da área da saúde fizessem um alerta de conscientização sobre o Parkinson, doença que afeta milhares de pessoas acima dos 65 anos e que pode prejudicar a qualidade de vida.
Descrita pela primeira vez por James Parkinson, em 1817, a doença de Parkinson é uma condição neurodegenerativa crônica e progressiva, de causa ainda não bem esclarecida.
Sabe-se que na doença de Parkinson há uma perda de neurônios que produzem a dopamina, uma substância importante no controle dos movimentos. Os principais sintomas são tremor ao repouso, lentificação e rigidez dos movimentos e instabilidade postural. As alterações neurológicas na doença podem ainda afetar a memória, a capacidade cognitiva, o sono, o humor, o hábito intestinal e urinário, entre outras manifestações.
O diagnóstico da Doença de Parkinson é clínico, feito, geralmente, pelo Neurologista. Os exames de imagem são importantes na investigação do quadro e na exclusão de outras condições. Os testes genéticos, por sua vez, podem ser úteis especialmente na avaliação de pacientes mais jovens, que apresentam sintomas antes dos 50 anos, ou que têm história familiar da doença.
O tratamento da doença de Parkinson envolve uma equipe multiprofissional. E, mais do que isso, os pacientes e os seus familiares precisam de suporte, respeito e compreensão.
Consulte seu médico de confiança.
Para mais informações, clique aqui ou fale com a gente pelo telefone (11) 3003-5001.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...