14 de Novembro – Dia Nacional do Diabetes
Comemorado internacionalmente em 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes envolve campanhas de divulgação e sensibilização sobre o tema. A data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1991 e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que em 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial.
Também chamado de Diabete Mellitus (DM), o diabetes é uma síndrome complexa caracterizada pela ocorrência da hiperglicemia persistente, que é o aumento exagerado dos níveis glicêmicos. O diabetes surge no momento em que se dá a redução ou deficiência na produção do hormônio insulina pelo pâncreas.
Existem vários tipos da doença, contudo, os mais comuns são o Diabetes:
– Tipo 1 – também chamado de Diabetes Juvenil ou insulinodependente
– Tipo 2 – Diabetes não insulinodependente
Diabetes Tipo 1: cerca de 70 a 80% dos casos têm início antes dos 30 anos, com pico de incidência por volta dos 12 anos.
Causado pela destruição autoimune das células beta pancreáticas, responsáveis pela secreção de insulina. Desse modo, ocorre a redução da capacidade secretora de insulina e deficiência grave do hormônio, muitas vezes irreversível.
O início abrupto de hiperglicemia grave pelo paciente pode ser o primeiro indício da doença. O tratamento exige o uso diário de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose no sangue.
Sintomas do Diabetes Tipo 1
– Ocorrência da deficiência de insulina
– Fome frequente
– Sede constante
– Vontade de urinar diversas vezes ao dia
– Perda de peso
– Fraqueza;
– Fadiga;
– Mudanças de humor;
– Náusea e vômito.
Diabetes tipo 2: corresponde a aproximadamente 90% dos casos no Brasil e no mundo
O diabetes DM2 está associado, na maior parte dos casos, a comorbidades como hipertensão arterial, dislipidemia, sobrepeso, obesidade e disfunção endotelial (síndrome metabólica). Em 80% dos casos há o diagnóstico de síndrome metabólica.
Trata-se de uma doença traiçoeira, podendo ser assintomática por longos períodos. Importante ressaltar que a história familiar positiva para DM2 é encontrada em pelo menos 50% dos pacientes.
Sintomas do Diabetes Tipo 2
– Fome frequente;
– Sede constante;
– Formigamento nos pés e mãos;
– Vontade de urinar diversas vezes;
– Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
– Feridas que demoram para cicatrizar;
– Visão embaçada
O diagnóstico é mais comum após os 40 anos de idade, contudo, devido aos hábitos alimentares equivocados, nas últimas duas décadas, pessoas mais jovens, incluindo crianças e adolescentes, estão adquirindo a doença.
O tratamento vai variar conforme o grau de necessidade de cada pessoa. Podem ser indicados o uso de inibidores da alfaglicosidase (que impedem a digestão e absorção de carboidratos no intestino); sulfonilureias ( que estimulam a produção pancreática de insulina pelas células) e glinidas, (que agem também estimulando a produção de insulina pelo pâncreas).
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...