1º de dezembro: Dia Mundial da Luta Contra a Aids
Há 40 anos foram relatados os primeiros casos de aids. Hoje, Dia Mundial da Luta Contra a aids, diversas ações estão sendo realizadas para lembrar as vidas que foram interrompidas por essa doença tão complexa e celebrar a resiliência e dignidade de mais de 38 milhões de pessoas que vivem com HIV.
O que é o HIV?
HIV é a sigla em inglês para denominar o vírus da imunodeficiência humana, responsável pela doença conhecida como aids. Quando invade o organismo, o vírus precisa entrar em uma célula –linfócito T CD4+ -que desempenha papel primordial na defesa do nosso organismo.
Uma vez dentro do linfócito T, se integra ao DNA dessa célula e assim, passa a se multiplicar. Após um certo número de cópias, sai desse linfócito e vai em busca de outros, para repetir todo o ciclo. Nesse processo, destrói o linfócito.
Quanto mais o HIV destrói essas células, mais enfraquece o sistema imunológico, dificultando o combate frente a vários agentes infecciosos, tais como vírus, bactérias, fungos e protozoários. Interfere, ainda, com o sistema de vigilância que identifica e elimina células que se tornam malignas.
É muito importante saber que adquirir o HIV não é igual a desenvolver a aids imediatamente. Esse período transcorrido entre a infecção e a pessoa ter problemas decorrentes da imunodepressão dura em média 10 anos. Mas, apesar de não ter sintomas, uma pessoa soropositiva, especialmente sem tratamento, pode transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho, durante a gravidez e a amamentação, caso não sejam tomadas as devidas medidas de prevenção.
Por isso são importantes a realização do teste e a proteção em todas as situações.
Fatos básicos sobre o HIV
– HIV significa Vírus da Imunodeficiência Humana (em inglês).
– Pessoas com HIV podem ter uma vida longa e saudável. Os medicamentos antirretrovirais (ARV) são eficazes e estão disponíveis para todos.
– Quanto mais cedo uma pessoa for diagnosticada com HIV, mais cedo ela poderá começar o tratamento.
– O HIV é transmitido principalmente por intermédio de relações sexuais desprotegidas (sem preservativo), compartilhamento de agulhas ou seringas e durante gravidez, parto ou amamentação.
– O HIV não é transmitido por suor, saliva ou urina. Isso significa que não há transmissão por meio de tosse, espirro, abraços, beijos ou compartilhando toalhas ou o assento do vaso sanitário com alguém que tenha o vírus.
Enquanto não vem a cura definitiva…
Para evitar a transmissão do HIV, recomenda-se:
– uso de preservativo durante TODAS as relações sexuais;
– uso de seringas e agulhas descartáveis;
– uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais;
– testar previamente sangue e hemoderivados para transfusão.
Além disso, mães infectadas pelo vírus devem usar antirretrovirais durante a gestação (para prevenir a transmissão vertical) e evitar amamentar seus filhos.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...