A importância da dosagem do PSA
Substância pode ser utilizada como marcador para a identificação do câncer de próstata.
PSA, abreviação de Antígeno Prostático Específico, é uma proteína produzida pelo tecido prostático, seja ele benigno ou maligno. A proteína pode ser detectada em qualquer exame do homem com tecido prostático e o aumento da próstata ao longo dos anos faz com que a concentração de PSA no sangue também cresça, ou seja, a presença de nível aumentado não indica necessariamente que seja decorrente de doença maligna.
Entretanto, o aumento do PSA também pode significar o surgimento de um câncer de próstata. Por isso, a dosagem dessa proteína tem sido utilizada como marcador para esse tipo de neoplasia, sendo avaliada em conjunto com o toque retal. A decisão de realizar a triagem para o câncer de próstata deve ser discutida entre médico e paciente, considerando os riscos e benefícios envolvidos na realização desses exames.
Na avaliação dos níveis aumentados de PSA no organismo, fatores como a idade do paciente, a presença de nódulos, inflamação na glândula e tamanho da próstata devem ser considerados. Por se tratar de uma interpretação complexa, a análise dos níveis de PSA só pode ser realizado por um urologista.
A presença de níveis aumentados da proteína pode ser investigada por meio de exames de imagem como a ultrassonografia transretal com biópsia da próstata ou a ressonância nuclear magnética multiparamétrica da próstata (RMMP). A RMMP permite avaliar a próstata de maneira detalhada, direcionando a realização de biópsia nas áreas suspeitas. A confirmação do diagnóstico de câncer de próstata só pode ser realizada por meio da biópsia da próstata.
Vale ressaltar que, da mesma forma que um PSA alto não significa que o paciente tenha de fato câncer de próstata, a presença de um PSA baixo não o isenta de possuir a doença. Em casos de confirmação do tumor por biópsia, a medida isolada do PSA não apresenta informação suficiente para avaliar o grau de agressividade do tumor.
A importância da dosagem da proteína
Na circulação sanguínea, o PSA pode ser encontrado em sua forma livre ou complexado com outras proteínas. Os laboratórios do Fleury realizam a dosagem de todas as frações do PSA. Entretanto, as indicações para dosagem da proteína livre ou complexada variam de acordo com a concentração da substância no sangue. O importante, porém, é que o homem com idade superior a 50 anos sempre procure o médico para a avaliação individualizada sobre a necessidade de realização da dosagem do PSA e do exame digital retal.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...