A Tuberculose
A doença afeta diversos órgãos, principalmente os pulmões, sendo transmitida de uma pessoa para outra. Saiba mais sobre a tuberculose!
A tuberculose é uma doença bacteriana que pode acometer diversos órgãos, prioritariamente os pulmões. É causada pela Mycobacterium tuberculosis, também chamada de bacilo de Koch. Essa micobactéria é transmitida de uma pessoa para outra pela inalação de gotículas exaladas pela fala, tosse ou espirro de indivíduos contaminados, de maneira semelhante aos vírus que causam gripes e resfriados.
Na tuberculose pulmonar, forma mais frequente da doença e responsável pela manutenção da cadeia de transmissão, esse agente pode destruir os alvéolos pulmonares, que são pequenos sacos de ar onde o oxigênio é absorvido, formando escavações (ou cavernas) nos pulmões e podendo romper vasos sanguíneos. A tuberculose extrapulmonar, que é menos frequente, é caracterizada pelo comprometimento de outros órgãos ou tecidos como a pleura (membrana que envolve o pulmão), meninges (membrana que reveste o encéfalo), ossos, rins, entre outros.
A doença já fez milhões de vítimas ao longo da história da humanidade, pois apenas em 1944 foram descobertos os primeiros medicamentos para combater o bacilo de Koch. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um terço da população do mundo está infectada por esse agente e, a cada ano, surgem 10 milhões de novos casos.
Entretanto, mesmo com esses números, destaca-se que a tuberculose é uma doença que pode ser prevenida e curada, desde que sejam seguidos as recomendações para prevenção e os princípios básicos para o tratamento.
Sintomas
O principal sintoma dessa doença é a tosse persistente, seca ou com catarro de aspecto amarelado, às vezes com sangue, febre vespertina, suores noturnos, perda de peso, falta de apetite e fraqueza generalizada. A constância da tosse por mais de três semanas costuma ser um dos principais sinais clínicos que levam à procura do serviço médico. Em algumas situações, a tosse não está presente e os sintomas aparecem de maneira insidiosa com cansaço, febre baixa, sudorese noturna e inapetência.
Na tuberculose extrapulmonar, os sinais e sintomas dependem do órgão ou sistema acometido. Esta forma da doença tem ocorrência maior em indivíduos imunodeprimidos, como transplantados de órgãos ou portadores do HIV, com comprometimento grave do sistema imunológico.
Algumas condições como desnutrição, consumo de drogas ilícitas, alcoolismo, transplantes, diabetes, insuficiência renal crônica e imunossupressão aumentam o risco de contrair a doença.
Diagnóstico da tuberculose
Na tuberculose pulmonar, o diagnóstico é confirmado principalmente com o exame do escarro – nesse material é possível realizar a pesquisa direta e a cultura da micobactéria. A radiografia de tórax é importante para avaliar o comprometimento do parênquima pulmonar. Dependendo das manifestações clínicas ou dos órgãos afetados, outros exames complementares poderão ser solicitados.
Prevenção e Tratamento
A vacina contra a tuberculose, a BCG, confere proteção contra formas mais graves da doença, principalmente a infecção meníngea na infância, mas não impede completamente a infecção pelo bacilo de Koch, nem o desenvolvimento da tuberculose pulmonar. No Brasil, a BCG faz parte do calendário oficial de vacinação.
O tratamento consiste no uso de uma combinação de medicamentos, cada qual com uma ação diferente contra o agente infeccioso. A terapia não requer internação do paciente, a não ser em casos graves, e tem duração mínima de seis meses. O sucesso terapêutico depende das condições clínicas do indivíduo e ocorre na grande maioria dos pacientes, desde que o tratamento seja seguido de forma correta. A aderência ao tratamento durante todo período é fundamental para obtenção da cura clínica.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...