Conheça a impressão de biomodelos do Grupo Fleury
Com os biomodelos é possível melhorar planejamentos cirúrgicos a partir da realização de simulações.
O Grupo Fleury já utiliza a impressão de biomodelos 3D desde 2017. Através deste procedimento, os médicos, técnicos e cirurgiões visualizam com mais precisão a anatomia do paciente.
A técnica de impressão funciona, inicialmente, mediante a realização de um exame de tomografia computadorizada convencional. O intuito é de analisar toda a área a ser estudada pelo médico. Em seguida, o médico solicita a impressão do biomodelo 3D, a partir dos dados obtidos pela análise tomográfica. Por fim, o modelo é disponibilizado em escala real ao médico para que ele possa prosseguir com a análise da anomalia do paciente.
Pense no caso de um ortopedista que irá realizar uma cirurgia de colocação de prótese em um paciente com uma má formação de quadril, por exemplo. Através do biomodelo, ele pode testar diversas próteses para encontrar a de tamanho e formato ideal. Desse modo, o profissional poupará tempo da cirurgia em si e tomará uma decisão mais assertiva.
Só para exemplificar, podemos citar ainda, o caso de um cirurgião que precisa operar um tumor. Quando ele solicita a impressão de biomodelos 3D, ele terá em mãos uma versão em tamanho real da área do tumor a ser operada. Sem dúvida, a ferramenta oferece novos dados referentes à anatomia daquela região e, dessa forma, auxilia nos preparos da cirurgia.
Benefícios da impressão de biomodelos
É importante esclarecer que com essa tecnologia é possível melhorar planejamentos cirúrgicos a partir da realização de simulações. Dessa maneira, há uma otimização do trabalho do médico. Ao mesmo tempo, é possível oferecer ao paciente um tratamento ainda mais personalizado.
A utilização de biomodelos para planejamento cirúrgico pode beneficiar, por exemplo, os tratamentos de escoliose grave, sequelas de fraturas, deformidades em ossos longos, tumores ósseos e na moldagem de placas pré-operatórias.
Biomodelos e o Grupo Fleury
Atualmente, o Fleury disponibiliza essa técnica em seus laboratórios da cidade de São Paulo com serviços de tomografia, de modo que se pode solicitar a impressão de biomodelos de diversas regiões do corpo, desde o crânio, até os pés. É mais um passo dado pelo Fleury para uma medicina do futuro mais eficiente e conectada às necessidades do paciente.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...