Dia do Idoso: uma oportunidade para falarmos sobre a importância da imunização em dia
Instituído pela Organização das Nações Unidas, o Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro, promove uma maior conscientização sobre o envelhecimento com qualidade de vida.
O perfil de envelhecimento da população brasileira tem mudado de forma importante nas últimas décadas, e, hoje, a expectativa de vida ao nascer já ultrapassa os 76 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O principal objetivo do cuidado à saúde do idoso é a manutenção de um envelhecimento bem sucedido, relacionado, especialmente, a um baixo risco de doenças e de incapacidades funcionais, assegurando, dessa forma, a autonomia e o bem-estar.
Nesse cenário, destacamos, como um ponto importante, as alterações no sistema imunológico da população idosa, um processo chamado de imunossenescência, que, apesar de ser parte do envelhecimento normal, acomete os indivíduos de forma variada e em diferentes graus. Tal característica, própria da idade, pode aumentar o risco de infecções que, nesse grupo, associam-se a maiores taxas de hospitalizações e de morbimortalidade.
Ademais, atualmente, grande parte dos idosos constitui uma população ativa, social e profissionalmente, o que, potencialmente, os expõe mais à cadeia de transmissão de agentes infecciosos.
Diante disso, uma das estratégias envolvidas na promoção à saúde do idoso é a prevenção de infecções. A imunização ativa, realizada por meio da vacinação, é um dos principais recursos nesse contexto, a ponto das Sociedades Brasileiras de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e de Imunizações (SBIm) desenvolverem um guia sobre o tema e um calendário vacinal específico para a população com mais de 60 anos.
Recomenda-se que, em toda consulta médica, a vacinação do idoso seja checada, a fim de avaliar se a imunização indicada para a faixa etária está em dia. De modo geral, todas as vacinas podem ser aplicadas no idoso e não há idade máxima para a imunização. Contudo, algumas vacinas requerem precauções especiais e pode haver contraindicações individuais, o que sempre ressalta a importância da orientação médica.

Conheça o calendário de vacinação do idoso (acima de 60 anos) recomendado pela SBIm 2020/2021:
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...