Dia Nacional dos Ostomizados
16 de novembro: Dia Nacional dos Ostomizados
Hoje é o Dia Nacional dos Ostomizados, data instituída pela Lei nº 11.506/2.007, que promove garantias legais ao paciente ostomizado. Trata-se de uma condição, temporária ou permanente, que pode limitar e, por vezes, incapacitar o desempenho de atividades habituais. Dessa forma, este paciente é considerado uma pessoa com deficiência física, de acordo com o decreto nº 3.298/1999, artigo 4, inciso 1.
Sobre a pessoa ostomizada
Pessoas ostomizadas são aquelas que precisaram passar por alguma intervenção cirúrgica para realização da estomia. O procedimento funciona como uma abertura no corpo para promover uma ligação com o meio exterior, denominada estoma.
Mediante este caminho alternativo é possível a saída da urina ou fezes, alimentação e até mesmo o facilitamento da respiração. Assim sendo, o orifício pode ser, por exemplo, no abdômen, na traqueia, ou em outros lugares, conforme cada caso, que veremos a seguir:
Traqueostomia – É feita a comunicação da luz traqueal com o exterior para a melhoria do fluxo respiratório.
Estomias Intestinais – Trata-se da exteriorização de um segmento intestinal através da parede abdominal, que possibilitará a eliminação das fezes. Pode ser feita tanto no intestino grosso (colostomia), como no delgado (ileostomia).
Estomias urinárias (urostomia) – É feita a drenagem da urina mediante uma abertura abdominal – um pedaço do intestino delgado é ligado ao ureter para saída de urina. O intuito é também a preservação da função renal.
Gastrostomia- É a ligação do estômago com o meio exterior para pacientes que precisam da via suplementar de alimentação.
Além dos procedimentos acima citados, existe ainda, em alguns casos, a necessidade do uso da bolsa coletora. Trata-se de uma espécie de saco, drenável ou não, destinado ao recebimento das fezes ou urina. O tipo de bolsa coletora, material e a localização vai depender do caso de cada paciente, no que tange a idade, condições de saúde e ainda o local do estoma.
É importante relatar que, infelizmente, ainda existe preconceito com o paciente estomizado, uma atitude que precisa ser eliminada da sociedade. Uma boa notícia é que unidades de saúde estão preparadas, com equipes multidisciplinares, para dar assistência às pessoas ostomizadas. Serviços de prevenção, proteção, segurança, autocuidado, tratamento de intercorrências, entre outros fazem parte da orientação oferecida pelo SUS.
Vale lembrar que pacientes oncológicos muitas vezes necessitam deste tipo de procedimento. Desse modo, este método salva vidas e proporciona maior qualidade de vida ao paciente, que poderá ter uma vida normal. Assim sendo, de fato é preciso de uma data que reforce a sua importância e potencialize os direitos da pessoa com ostomia.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...