Março Amarelo: mês de combate mundial a Endometriose
Neste mês de março, o mundo se volta para a necessidade de maior conscientização sobre a ENDOMETRIOSE, doença que atinge 15% das mulheres em idade reprodutiva, entre 25 e 45 anos. Nos casos de infertilidade e dor pélvica, esse percentual sobe para 70%.
Março Amarelo é uma campanha mundial de alerta sobre esta doença inflamatória, que compromete os órgãos genitais femininos, sendo conceituada como a presença fora do útero de um tecido (tipo de pele) com características funcionais similares às do endométrio (camada que reveste o interior do ventre).
Muitas pessoas acreditam que a doença se limita apenas ao útero, contudo, ela costuma se estender para órgãos periféricos. Em geral, a doença avança principalmente nos ovários, fundo de saco de Douglas (atrás do útero), fundo de saco anterior (na parte da frente do útero), ligamentos do útero, trompas, septo reto-vainal (tecido entre a vagina e o reto), superfície do reto, bexiga e parede da pelve.
Tipos de Endometriose
ENDOMETRIOSE PERITONEAL – Diretamente associada à infertilidade, este tipo de endometriose leva à dor pélvica crônica.
ENDOMETRIOSE DO OVÁRIO – Também conhecida como endometrioma, ocorre quando o tecido e glândulas endometriais instalam-se no ovário e formam cistos maiores que 2 cm, preenchidos por um líquido escuro. Costuma ser identificada pela ultrassonografia ou ressonância magnética. As características são o aumento do CA-125 no período menstrual.
ENDOMETRIOSE INFILTRATIVA DE BEXIGA – Costuma infiltrar a musculatura intestinal e a mucosa da bexiga, causando dor pélvica crônica e intensa na região hipogástrica.
ENDOMETRIOSE INFILTRATIVA DE RETO – A infiltração da musculatura é também uma característica. Ela causa estenose da luz do reto, provoca dor intensa, distensão abdominal e disquezia, principalmente no período menstrual.
ENDOMETRIOSE NO NERVO CIÁTICO – Uma condição rara, mas que causa muito incômodo e pode gerar alguns problemas de mobilidade. Os principais sintomas são: dormência na perna; deficiências motoras; dor que irradia para coxa e perna; Síndrome do Pé Caído (SPC);cãibra na perna.
Diagnóstico da Endometriose
O exame ginecológico é o principal método de suspeita diagnóstica da endometriose, contudo, outros exames podem ser necessários, tais como:
– ultrassom pélvico transvaginal
– ressonância magnética
– enema de bário de duplo contraste
– ecoendoscopia baixa (ecocolonoscopia)
– ultrassom pélvico transvaginal com preparo intestinal
– urografia excretora
Tratamento da Endometriose
Normalmente, o tratamento é feito à base de medicamentos. Além disso, é recomendada a adoção de hábitos saudáveis, alimentação equilibrada, atividade física e consultas regulares ao ginecologista.
Com o emprego das cirurgias minimamente invasivas é possível solucionar casos mais complexos. Dessa forma, se consegue a cauterização das feridas, a preservação da reserva folicular ovariana e a possibilidade da paciente engravidar.
Além do tratamento cirúrgico, mulheres inférteis podem ser beneficiadas com outros procedimentos videolaparoscópicos. A salpingolise laparoscópica para o tratamento de aderências peri-anexiais apresenta taxa de gestação de 60%. A reanastomose tubária laparoscópica em pacientes que se arrependem da laqueadura oferece taxa de gestação de até 80%.
A abordagem laparoscópica é indispensável no tratamento da doença, uma vez que proporciona melhor visualização dos órgãos pélvicos, principalmente, dos espaços mais profundos do retroperitônio. Vale lembrar que, se não for diagnosticada e tratada precocemente, a doença pode contribuir para o desenvolvimento de câncer de ovário.
Fleury Fertilidade
Nós do Grupo Fleury queremos relembrar ainda, no mês das mulheres, a necessidade da prevenção, correto diagnóstico e tratamento de doenças como a Endometriose e outras que acometem mulheres todos os anos. Por isso, criamos espaços e serviços destinados aos cuidados femininos.
Sabemos que, além da Endometriose, existem ainda outras causas femininas, para a infertilidade, tais como: a síndrome dos ovários policísticos, obstruções tubárias, entre outras.
Para cuidar do assunto Fertilidade, o Grupo Fleury desenvolveu um serviço exclusivo. Isto se deve ao fato de que a nossa equipe de profissionais do Fleury Fertilidade acredita que, sempre quando possível, as causas de infertilidade devem ser tratadas ou melhoradas, visando o resgate do potencial de gravidez natural. Conheça mais sobre o Fleury Fertilidade.
Prevenção e cuidado: Espaço Saúde da Mulher
Idealizado para cuidar da saúde da mulher, com todo carinho que ela merece, priorizando a qualidade técnica aliada à privacidade e um ambiente mais acolhedor.
Enfatizamos a importância da prevenção e controle para garantir a saúde e o bem estar da mulher. Trata-se de um ambiente onde as mulheres realizam uma série de exames – realizados no mesmo lugar e em sequência -diminuindo o tempo de espera entre um procedimento e outro. Saiba mais sobre o Espaço Saúde da Mulher .
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...