Novo exame detecta drogas de abuso através de amostras de cabelo
Os laboratórios do Grupo Fleury oferecem um novo exame para a detecção de drogas de abuso no organismo de pacientes.
Um recente relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) revelou que cerca de 269 milhões de pessoas abusaram de drogas em 2018 – um salto de 30% em relação a 2009. Entre os principais indivíduos que sofrem com o abuso dessas substâncias estão comunidades vulneráveis e marginalizadas, como pobres, jovens e mulheres.
A crise econômica causada pelo COVID-19 pode ser um agravante nesse contexto, uma vez que os mais pobres ficarão mais vulneráveis ao uso, tráfico e cultivo de drogas, para ganhar dinheiro e sobreviver à recessão global. Neste contexto, os profissionais de saúde podem encontrar dificuldade para identificar casos de overdose de drogas junto a seus pacientes ou até mesmo diagnosticar a origem de uma doença desencadeada pelo abuso de drogas.
Com o objetivo de auxiliar esses profissionais a identificarem casos de abuso de drogas junto a seus pacientes, os laboratórios do Grupo Fleury estão disponibilizando um novo exame para Drogas de Abuso através da análise de amostras de cabelo.
Vantagens da amostras de cabelo
Embora pareça pouco usual, a técnica de análise da amostra de cabelo para detecção de abuso de drogas já existe há algum tempo e tem se popularizado com o aumento de laboratórios que realizam o exame. Suas principais vantagens estão no fato do exame ser indolor e de poder ser realizado com amostras muito pequenas (cerca de 10 miligramas, algo em torno de 50 a 100 fios).
O cabelo pode ser utilizado devido ao fato de que todas as substâncias consumidas, ao serem metabolizadas pelo corpo, acabam chegando ao bulbo capilar através da corrente sanguínea, onde ficam presas nas estruturas proteicas do cabelo. Além disso, as glândulas sebáceas que ficam ao redor do fio e dão aspecto de brilho ao cabelo também podem excretar essas substâncias.
Vale ainda ressaltar que o cabelo cresce em média 1 centímetro por mês, o que significa que com 3 centímetros seria possível fazer o rastreamento de até 3 meses do abuso de substâncias no organismo de um indivíduo.
Atualmente, o Grupo Fleury realiza o exame com o auxílio do Psychemedics, laboratório dos EUA. O teste é capaz de detectar os 6 principais grupos de drogas de abuso, sendo eles: maconha e derivados, cocaína e derivados, anfetamina, metanfetamina, opióides e benzodiazepínicos.
O resultado é disponibilizado em até 20 dias. Pacientes que possuem cabelos muito curtos ou são carecas também podem realizar o exame com amostras de pêlos do corpo ou unha. Além disso, o Fleury também realiza exame de drogas de abuso com amostras de sangue e urina.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...