O DNA
Compreenda como o DNA é formado e quais são as bases que designam a constituição do ser humano.
Apesar de as bases da hereditariedade serem discutidas há séculos, somente em 1944 foi possível demonstrar que a molécula base para esse processo era o DNA. Poucos anos depois mostrou-se que o mesmo era constituído por bases nitrogenadas, denominadas Adenina (A), Timina (T), Guanina (G) e Citosina (C), e que formam pares entre si: Adenina com Timina e Guanina com Citosina.
Como em um livro, as sequências de base nitrogenadas servem de instrução para a execução de inúmeras funções das células, dando vida ao organismo. Por isso, a correta e sincronizada execução de tarefas definidas no DNA são essenciais para o bom funcionamento do organismo. De fato, como uma letra ou palavra erradas podem confundir o leitor que atenta para um best seller, alterações na sequência do DNA levam a enganos da maquinaria celular. Desse modo, alterando seu funcionamento e podendo levar a uma série de consequências, como morte das células e o desenvolvimento de doenças.
Dessa forma, a definição do significado de cada segmento do DNA humano é essencial para entender os mecanismos de funcionamento do organismo. Paralelamente, a identificação de alterações na sequência de bases é fundamental para a identificação de doenças.
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...