Saiba mais sobre a asma
A asma é uma das doenças respiratórias mais comuns e se caracteriza pela dificuldade de respirar, o chiado no peito e a respiração curta e rápida. Conheça mais detalhes!
Estima-se que a asma afete cerca de 300 milhões de pessoas no mundo, número esse que poderá aumentar para 400 milhões até 2025.
Doença inflamatória crônica das vias aéreas, a asma caracteriza-se por episódios recorrentes de sibilância (chiado no peito), dispneia (falta de ar), aperto no peito e tosse, particularmente à noite e ao acordar.
Fatores desencadeantes
É necessário identificar os fatores que possam aumentar o risco de exacerbação, contribuindo para o não controle da asma e de seu agravamento. Dentre os fatores ambientais, destacam-se o tabagismo ativo e passivo, a exposição aos alérgenos (poeira, ácaros, fungos, pelos de animais) domiciliares e no trabalho, poluição intra e extradomiciliar e o uso de medicamentos, como betabloqueadores e anti-inflamatórios não esteroides.
Outros fatores também podem desencadear uma crise de asma, como riso, esforço físico exagerado, mudanças de temperatura, infecção das vias aéreas superiores (gripe) e aspectos emocionais.
Diagnóstico
O diagnóstico da asma é baseado nos padrões sintomáticos característicos e na evidência da variação do fluxo de ar, através das provas de função pulmonar.
Faz-se necessário descartar doenças que possam mimetizar a asma: tuberculose, disfunção de corda vocal, doença pulmonar obstrutiva crônica, síndrome da apneia obstrutiva do sono, bronquiectasia, entre outras.
Para controlar o problema, o paciente deve procurar seu médico, que analisará os sintomas e sinais de agravamento da doença para prosseguir com o tratamento mais adequado.
Comorbidades
Algumas doenças estão associadas à asma e contribuem para o não controle, devendo ser consideradas: rinite alérgica, rinossinusite crônica, obesidade.
Existe cura?
A asma não possui cura, mas seu tratamento adequado permite que o paciente controle os sintomas e possa ter qualidade de vida. Para isso, é fundamental buscar pelo profissional de saúde para acompanhamento do tratamento.
Formas de prevenção
Entre as formas de prevenção da asma, estão:
- Manter o ambiente doméstico limpo, evitando o acúmulo de poeira
- Evitar o tabagismo ativo e passivo
- Se agasalhar em épocas frias
- Seguir uma dieta saudável
- Beber água, independente da sede (na realidade, a sede já é sinal de desidratação)
- Praticar atividades físicas regularmente, sempre sob orientação médica
- Tomar a vacina da gripe anualmente
O tratamento
Os objetivos do tratamento da asma são melhorar a qualidade de vida do paciente por meio do controle dos sintomas e evitar a ocorrência de remodelamento dos brônquios, preservando a função respiratória no longo prazo. O tipo de medicação que será utilizada, sua dose e frequência dependerão das características individuais da asma, definição essa que é fornecida pelo médico, em conjunto com o paciente, fator primordial para a adesão ao tratamento”
Alzheimer é uma das principais causas de demência no mundo, com cerca de 100 mil novos casos sendo...
VENCEDORES NA CATEGORIA DETECÇÃO DE PADRÕES 1º Lugas Huna Diagnóstico precoce de pré-eclampsia por modelos de Inteligência Artificial...
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data de 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações...